Política

Justiça Eleitoral quer compartilhar dados biométricos com a Secretaria de Segurança

A Justiça Eleitoral quer disponibilizar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) os dados biométricos facial e digital dos eleitores cadastrados em todo o país, por outro lado, quer ter acesso ao cadastro biométrico dos motoristas sob a reponsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT). Essa intenção foi comunicada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal ao secretário de segurança pública, Rogers Elizandro Jarbas, em reunião, que contou com a presença de outras autoridades na área de segurança do Estado.

 "O cadastro biométrico dos eleitores segue o padrão internacional de segurança denominado AFIS, que é utilizado pelo FBI e pelo Instituto de Identificação da Política Federal do Brasil. Trata-se de um cadastro valioso realizado com um alto custo, o qual entendemos, não deve ser utilizado somente pela Justiça Eleitoral em anos de Eleição. Nossa intenção é disponibilizar nosso banco de dados a SESP", ressaltou o presidente do TRE.

O diretor geral do TRE, Nilson Bezerra explicou que se a SESP desejar ter acesso ao banco de dados da Justiça Eleitoral, a mesma deverá assinar um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral. "A ideia de disponibilizar a SESP os dados biométricos partiu do nosso Regional, porém, o Termo deve ser assinado pela Instância Superior, que é a detentora das informações dos eleitores em todo o País. Neste caso, estamos apenas intermediando".

Na reunião, Márcio Vidal também solicitou ao secretário de segurança pública a realização de uma parceria, por meio da qual os dados biométricos dos motoristas – inseridos no sistema do Detran/MT fossem disponibilizados à Justiça Eleitoral. "Mato Grosso possui mais de 2 milhões de eleitores e destes, 31% estão cadastrados. Se tivermos acesso aos dados biométricos do Detran iremos importar essas informações. Os eleitores, cujas informações forem objetos dessa importação seriam dispensados de comparecer à Justiça Eleitoral. Essa parceria traria redução de custos para a nossa Instituição e facilitaria a vida do cidadão contemplado".

O secretário de segurança pública de Mato Grosso, Rogers Jarbas agradeceu a iniciativa do TRE-MT de compartilhar informações. "Fico feliz desembargador Márcio Vidal por sua postura de proatividade de não ficar fazendo mais do mesmo que é fácil fazer, o difícil é você implementar políticas que vão ao encontro de tudo que nós queremos como Instituição e sistema de segurança pública. O sistema biométrico da Justiça Eleitoral é hoje, para mim, um dos melhores do Brasil e que é subutilizado porque só se usa nos pleitos eleitorais. É uma fonte rica para a segurança pública que atende a análise de riscos e credibilidade da informação. Para firmar a parceria iremos ouvir nossa equipe técnica, mas posso afirmar categoricamente, que independentemente dos ajustes já digo ok para ter acesso ao banco de dados da Justiça Eleitoral", destacou. Quanto à possibilidade do TRE ter acesso ao banco de dados do Detran, Jarbas explicou que será preciso verificar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que é o detentor das informações.

Márcio agradeceu ao secretário pela recepção e ressaltou a importância da união entre os órgãos públicos. "Todas as Instituições governamentais possuem o mesmo objetivo que é bem atender à sociedade. Então questiono: porque uma Instituição fica quebrando a cabeça na elaboração de um software ou na realização de uma ação se poderia obter ajuda de outro órgão que já iniciou o mesmo processo e está mais avançado?.  Por isso, um dos três pilares da minha Gestão está a adoção de políticas de integração e cooperação, que deve ser: interna, entre as unidades da Instituição e externa, no compartilhamento de dados e iniciativas com outros órgãos públicos. Nesse sentido, temos parceria com o exército para o atendimento da biometria, com a Assembleia Legislativa na realização do programa "Cidadania em Debate" e com a Secretaria de Estado de Educação na promoção do Programa Voto Consciente".

Estiveram presentes na reunião, o secretário adjunto de inteligência da SESP/MT, Gustavo Garcia; o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli; o comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Cesar Brum; o tenente coronel, Marques;  o diretor de habilitação do Detran, Fernando Lopes; a diretora sistêmica do Detran, Lilian Felício; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Cunha; o Diretor de Inteligência da PJC, Gerson Vinicius; e o Diretor Geral da Politec, Reginaldo Rossi do Carmo.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões