Jurídico

Réus investigados por crimes ambientais serão ouvidos no final de agosto

O juízo da Vara Contra o Crime Organizado de Cuiabá determinou a audiência de instrução para os réus Afrânio Cesar Migliari, Idelfonso Antonio Nogueira Junior, Lauro Migliari e Sidnei Ari Bellincanta no dia 29 de agosto. Eles são investigados na Operação Jurupari da Polícia Federal por suposto envolvimento no esquema de crimes ambientais na região da Amazônia mato-grossense.

A data foi determinada pelo juiz Marcos Faleiros da Silva, em substituição a juíza Selma Arruda, na última quinta-feira (10).

Para intimar os réus o magistrados expediu cartas precatórias para as comarcas de Sorriso, Sinop no interior de Mato Grosso e Marília, Ourinhos e São Paulo, todas cidades paulistanas. Já em relação às testemunhas, três também foram intimadas via carta precatória.

Deflagrada pela Polícia Federal em 2010, a Operação Jurupari investigava um esquema de crimes ambientais cometidos em Mato Grosso, com danos estimados em R$ 900 milhões. A operação tinha o objetivo de reprimir a extração, transporte e comércio ilegal de produtos florestais na Amazônia mato-grossense, principalmente aqueles provenientes do interior e entorno de áreas protegidas federais, como Terras Indígenas e Parques Nacionais.

Foram dois anos de investigação, na qual foram identificadas irregularidades praticadas por servidores públicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), madeireiros, lobistas, engenheiros e proprietários rurais.

Todos são acusados de interferir na aprovação de projetos de manejo florestais, formação de quadrilha, desmatamento ilegal, falsidade ideológica e furto de madeiras de áreas protegidas na região Norte do Estado.

Entre os alvos da operação estavam a mulher do ex-deputado José Geraldo Riva, Janete Riva, e o irmão, Paulo Rogério Riva, o ex-secretário da Sema Luis Henrique Daldegan, os ex-secretários de Mudanças Climáticas Afrânio Migliari e Alex Sandro Marega, além do então chefe de gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB), Silvio Correa, também foi denunciado o ex-conselheiro do Tribunal de Contas de MT, Ubiratan Spinelli. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.