Jurídico

Mato Grosso corre o risco de perder oito zonas eleitorais, prevê TRE

Mato Grosso corre sério risco de perder oito zonas eleitorais que possuem menos de 14 mil eleitores cadastrados. Duas delas estão instaladas em Rondonópolis e as demais são de Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Ribeirão Cascalheira e Brasnorte. Os critérios para a extinção destas zonas eleitorais constam na Resolução 23.520/2017, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em junho deste ano.

Pelos critérios estabelecidos na Resolução 23.520/2017/TSE, a manutenção de zonas eleitorais está condicionada ao mínimo de 14 mil eleitores regularmente cadastrados, nos unicípios com apenas uma zona eleitoral. A 53ª Zona Eleitoral de Ribeirão Cascalheira possui 13.099 eleitores; e a 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte conta com 11.334 eleitores.

O corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, ressalta que a intenção do TRE é lutar para manter estas zonas eleitorais. "Estamos fazendo todo o esforço para isso. Já fizemos um estudo de rezoneamento e vamos tentar transferir as zonas eleitorais que deveriam ser extintas, para outras localidades de Mato Grosso, carentes da presença da Justiça Eleitoral. Por isso é importante que a sociedade participe da audiência pública que vamos realizar na próxima segunda-feira", disse o desembargador, que é também vice-presidente do Tribunal.

A Resolução também prevê critérios para a manutenção de unidades nos municípios com mais de uma zona eleitoral. Nestes casos, devem ser extintas as zonas eleitorais que não atingirem o mínimo de 70 mil eleitores. Os eleitores vinculados às zonas eleitorais extintas devem ser remanejados para as demais zonas, no mesmo município.
 
Atualmente o município de Rondonópolis conta com quatro zonas eleitorais (2ª, 10ª, 45ª e 46ª). Duas delas podem ser extintas.

Várzea Grande, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com pouco mais de 180 mil eleitores, conta hoje com três zonas eleitorais (20ª 49ª 58ª) e poderá perder uma delas.

Sinop, atualmente com duas zonas eleitorais (22ª e 32ª), pode perder uma unidade.  O município de Sorriso, atualmente com a 36ª e a 43ª zonas eleitorais, também pode perder uma unidade da Justiça Eleitoral. O mesmo acontecerá com Barra do Garças (que possui a 9ª e 47ª ZE).

Audiência

Com o objetivo de ouvir a sociedade sobre este tema, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizará uma audiência pública nesta segunda-feira, às 8h30, no prédio do TRE (avenida do Rubens de Mendonça – CPA, nº 4.750). Todos os eleitores de Mato Grosso estão convidados.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.