O juiz Leonardo Pitaluga, da 3ª Vara Criminal recebeu denúncia contra Edizangelo Aparecido Guidorizi (21), preso em maio deste ano pela Força Tática e Patrulha Rondon em Rondonópolis (215km de Cuiabá/MT), acusado de roubar uma loja de pesca com o apoio de outro suspeito menor de idade. No mesmo despalho, o magistrado indeferiu pedido da defesa e manteve a prisão do jovem.
Segundo Pitaluga, a manutenção de Edizangelo em cárcere se faz necessária para a garantia da ordem pública. “Nesse prisma, destaco que não houve nenhuma alteração processual que justifique a mudança dos fundamentos já apresentados quando convertida em preventiva a prisão em flagrante do acusado, pois se encontra presente um dos fundamentos autorizadores da prisão cautelar para garantia da ordem pública, motivo pelo qual justificada está a sua manutenção no cárcere”, diz trecho da decisão.
O magistrado alega que é totalmente inadequada e insuficiente à aplicação de outras medidas cautelares diversas da prisão preventiva, motivo pelo qual o pedido também não merece acolhimento.
O caso
O assalto ocorreu no dia 3 de maio de 2017 na região Salmen, entre os bairros Ana Carla e Parque Universitário. Após informações repassadas pelo Ciosp – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, sobre o roubo realizado no estabelecimento comercial. Diante do cerco policial, os assaltantes deixaram o carro e tentaram fugir por um matagal.
Edizangelo Aparecido foi preso pela Força Tática. No entanto, o adolescente em posse de um simulacro ameaçou os policiais da Patrulha Rondon, momento em que um dos policiais atirou contra o menor. O acusado baleado no ombro foi socorrido e levado para Hospital Regional, sem risco de morte.
Um terceiro assaltante de participação no crime conseguiu fugir. Uma adolescente de 17 anos também foi detida em uma residência que usada para planejar crimes na cidade.
Várias armas foram recuperadas como quatro pistolas, um revólver e uma espingarda de pressão. Cerca de R$ 1.930,00 levados do estabelecimento também foi encontrado em posse dos suspeitos.