Opinião

Meteoros poderão ser vistos a olho nu em Chapada dos Guimarães

Mais do que um mês marcado por baixas temperaturas, julho, em Mato Grosso, ainda reserva bons eventos celestes para aquecer as mentes de experiências diferentes ligadas ao conhecimento do cosmos. É o caso da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, cujo pico ocorre dia 29 de julho e será facilmente vista em Chapada dos Guimarães. Por ser uma efeméride astronômica interessante é que astrônomos amadores de várias cidades de Mato Grosso e de São Paulo organizam, nessa data, um evento chamado “Encontro de Telescópios”, na pousada do Mel. O local foi escolhido por ser adequado para a observação devido à baixa poluição luminosa.

Meteorito Campo del Cielo – Buenos Aires 
Astrônomo amador, Cácio Winter, informa que haverá amostras de meteoritos para exibir aos participantes 

Um dos organizadores, o engenheiro agrônomo e também astrônomo amador da cidade de Querência, Cácio Winter, explica que o evento tem sido promovido, anualmente, em julho nos últimos três anos e cresce a cada edição. Neste ano já conta com a confirmação da presença de vários astrônomos amadores e a procura de mais pessoas que têm curiosidade de ver os astros pelos telescópios.

O Encontro é aberto ao público e gratuito. O custo é apenas da Pousada, no caso de o participante também querer fazer trilha durante a tarde de sábado na pousada e/ou alimentação. “No local serão disponibilizados ao público binóculos além de telescópios, instrumentos pelos quais poderão ser visualizados planetas, galáxias, nebulosas e detalhes da Lua e aglomerados estelares e teremos amostras de meteoritos para expor”, informou Winter.

No facebook o link do evento pode ser acessado AQUI.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do