O delegado Vitor Chab Domingues, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) representou Mato Grosso na bancada dos dez estados brasileiros presentes no curso DE o enfrentamento aos crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes.
O curso de Combate a Laboratórios Clandestinos de Narcóticos, ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Realizado pela Embaixada Americana, por meio do Drug Enforcement Administration (DEA), entre os dias 17 e 21, em Cidade de Leste, no Paraguai.
A capacitação reuniu para discussões, nove delegados, um perito da Polícia Federal de Brasília, 20 policiais paraguaios e 10 policiais argentinos, que atuam diretamente nas unidades de atividades preventivas e repressivas ao tráfico.
Durante os cinco dias de curso, foram ministradas instruções práticas e teóricas, entre os temas abordados estão, cumprimento de buscas, atuação frente a substâncias explosivas, cautelas e isolamento de local, perícia e identificação de pictogramas (logomarcas de perigo).
Segundo o delegado, a importância do encontro está nas possibilidades que o conhecimento adquirido gerou.
“Além do encontro fomentar a troca de experiências entre as unidades de narcóticos, a explanação do conhecimento adquirido estende a visão e alcance das nossas atividades.Com as instruções repassadas ao efetivo, mantemos nossas ações sempre qualificadas”, destacou Chab.
A Embaixada Americana oferta periodicamente cursos de qualificação em conjunto com a Senasp. A escolha do local dessa capacitação levou em consideração a tríplice fronteira, Brasil, Paraguai e Argentina, regiões sensíveis das atividades relacionadas ao tráfico de drogas.