Os principais avanços de modernização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) serão apresentados pelo vice-governador e secretário da pasta, Carlos Fávaro, durante uma palestra, nesta terça-feira (25.05). O evento ocorrerá às 11h30, durante o Fórum Soja Plus de Sustentabilidade, no Sindicato Rural de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá).
A programação será realizada pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a instituição europeia Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH – sigla em inglês), a partir das 8h30. O enfoque serão as informações do programa Soja Plus no mercado europeu e na valorização dos ativos ambientais.
Sobre a Sema, um dos destaques do secretário Carlos Fávaro é a redução do tempo médio de resposta na área do licenciamento ambiental de 272 para 163 dias em 2016, ou seja, 40% a menos que no ano de 2015, mas mantendo a qualidade das análises. Também houve acrescimento de 36% na liberação de licenças, na comparação entre 2016 e 2015.
Outro importante avanço representa o lançamento no dia 2 de junho, do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que vai permitir o desembargo de mais de 10 mil propriedades, além de servir como porta de entrada para a maioria dos serviços da instituição, entre eles, o licenciamento. Há uma meta desafiadora de incluir e analisar 150 mil propriedades rurais e promover a regularização ambiental no estado.