Plantão Policial

Rotam forma mais 22 homens para atuarem no patrulhamento tático

O encerramento do 6º Curso de Operações Rotam da Polícia Militar de Grosso foi encerrado na noite desta quarta-feira (19). Ao todo, 22 militares foram formados, treinados durante 110 dias para atuar na Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam). Além disso, 34 militares foram agraciados com a medalha ‘Mérito Tático Policial’ pelos relevantes serviços prestados. O evento foi realizado no quartel da Rotam, localizado no bairro Dom Aquino em Cuiabá-MT.

O curso teve 200 inscritos, sendo que apenas 60 começaram os treinamentos. Isso porque, na primeira etapa muitos não preencheram o requisito do teste físico. Posteriormente no decorrer do curso 38 desistiram. Como explica o diretor do Curso, major Airton Araújo Feitosa.

“Os 200 inscritos demonstra o prestígio da Rotam na instituição militar. Alguns ficaram na 1° etapa do edital, no teste físico. Foram selecionados 60 alunos, pré matriculados, passaram por exames médicos, psicológicos e iniciaram o curso. Porém, no decorrer das aulas, uns foram ficando pelo caminho, e hoje estamos formando 22, com a excelência do patrulhamento tático para sociedade mato-grossense”.

Para o comandante da Rotam, tenente coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galindo é importante formar novos militares, para multiplicar as doutrinas de patrulhamento tático no estado de Mato Grosso. “Independente de onde estes militares estiverem serão fomentadores desta doutrina. O patrulhamento tático no estado está bem servido, não ficamos pra traz de outras instituições”.

Os militares passaram por treinamentos de rua e de campo, incluindo estágios na Rotam de São Paulo e na Rotam de Goiás. O curso formou policiais da própria Rotam, das unidades de Força Tática de Cuiabá, Várzea Grande e de diversos comandos regionais do estado.

O capitão Victor Hugo Cabelho, 01 da turma, contou que além da distância da família, um dos maiores desafio do curso é conquistar o conhecimento para garantir a segurança da população. “Um curso bastante técnico que forneceu uma gama de conhecimento muito grande e quem a ganha com isso é só a sociedade. Maior desafio seja a quantidade de tempo do curso, talvez a distancia da família e a  missão de colocar em pratica tudo que aprendemos e trazer isso em serviço de qualidade”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em