Agronegócio

Maggi se diz ‘esperançoso’ que o Brasil volte exportar

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça-feira (18) após encontro com empresários em Washington que está “animado e esperançoso” que o Brasil volte em breve a exportar carne bovina fresca para os Estados Unidos "o mais breve possível". O ministro visita o país após a suspensão pelos norte-americanos das importações do produto brasileiro.

“Eu vim especialmente para tratar do assunto das carnes”, disse Maggi a jornalistas após a reunião. “Saio daqui animado, esperançoso de que a gente possa retornar a esse mercado o mais breve possível.”

“As conversas foram muito boas, evoluíram, tivemos a oportunidade de demonstrar que os problemas detectados aqui, alguns são nossos, mas outros não são, são questões de certificação, nomenclaturas”, afirmou o ministro, sem dar detalhes sobre os problemas discutidos.

Suspensão

A suspensão das importações pelos Estados Unidos foi anunciada em junho. O país era um mercado novo para a carne bovina in natura brasileira. O Brasil só conseguiu autorização para exportar o produto para o país no fim de julho do ano passado, após 17 anos de negociações.

Em comunicado divulgado na ocasião, o Departamento de Agricultura americano informou que está testando 100% da carne brasileira que entra nos EUA. Nesses testes, 11% dos produtos de carne fresca brasileira importados foram rejeitados. "Esse resultado está substancialmente acima do que a taxa de rejeição de 1% das entregas vinda do resto do mundo", disse o departamento de agricultura americano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.