Política

Comissão composta por deputados constata problemas em P.S.

A situação do Pronto-Socorro de Cuiabá não é segredo para ninguém. A população já está cansada de saber do caos que a unidade de saúde passa, mas na tarde desta quinta-feira (6) a Comissão de Saúde composta por deputados constatou a calamidade da saúde pública na Capital em uma visita in loco.

Entre os problemas relatados pelo presidente da comissão, deputado Dr. Leonardo (PSD), estão às filas de espera para cirurgias ortopédicas, corredores abarrotados de gente e pacientes que não precisavam estar ali aguardando por cirurgias – que poderiam ser realizadas em outras unidades, mas, devido à falta de profissional, acabam sendo encaminhadas para a unidade.

“Vimos muitas pessoas precisando de uma cirurgia ortopédica. Elas estão aqui por vários motivos, mas, a maioria é por acidentes de trânsito”, contou o deputado. Segundo o parlamentar, alguns problemas vão além da saúde.

“Nos casos ortopédicos, causados muitas vezes por acidentes de trânsito, compete também a Secretaria de Mobilidade Urbana e Educação, não cabe a Saúde. Nós precisamos fazer uma grande ação de conscientização e fazer doer no bolso do motorista, por meio de fiscalização, multa, e outras ações que ajudam a diminuir os índices”, disse.

A Comissão visitou a unidade junto com a Comissão de Direitos Humanos, representada pelo deputado Jajah Neves (PSDB). Já foram realizadas visitas no Hospital Psiquiátrico Adalto Botelho e na Escola de Saúde Pública (desativada desde 2009). Além disso, outras unidades deverão ser visitadas no Estado pela Comissão.

A visita deve se tornar um relatório que será usado para tentar sanar o problema do pronto-socorro de Cuiabá, segundo o deputado Dr. Eduardo. “Eu ouvi a diretoria, e soubemos dos problemas e iremos traçar soluções junto ao Executivo e Legislativo”, concluiu.

Erro médico 

Os deputados estaduais também ouviram os relatos quanto ao caso de um homem que teve uma perna amputada por engano no Pronto Socorro de Cuiabá. As investigações direcionam para um possível erro médico. O caso aconteceu no dia 18 de junho deste ano e o homem acabou falecendo após ter as duas pernas amputadas na UTI.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões