Quatro menores infratores que estavam internados no Complexo Socioeducativo do Pomeri em Cuiabá-MT, fugiram na manhã desta terça-feira (27) ao realizarem visita em uma mostra da Bienal de São Paulo no Palácio da Instrução, no Centro da Capital.
De acordo com as informações da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), 13 menores foram até a amostra em um ônibus e na volta ao veículo, os agentes realizaram a contagem e quatro menores haviam fugido.
Sete agentes socioeducadores e professores da Escola Meninos do Futuro e equipe técnica do Complexo Pomeri acompanhavam os adolescentes quando eles saíram correndo e não foi possível detê-los.
A Sejudh emitiu uma nota explicando vai instaurar procedimento investigatório para apurar as circunstâncias da fuga dos adolescentes.
“A visita dos adolescentes à Bienal foi autorizada pelo Juizado da Infância. Ressalta-se que outras turmas de adolescentes internos do Complexo Pomeri já visitaram a Bienal, sem que fosse registrado qualquer incidente de fuga anteriormente”, diz trecho da nota.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Superintendência do Sistema Socioeducativo, informa que autoridades policiais e judiciárias já foram comunicadas da fuga de quatro adolescentes internos no Complexo Pomeri, ocorrida na manhã desta terça-feira (27.06), em Cuiabá.
Uma turma com 13 adolescentes esteve em visita à Bienal de Artes, realizada no Palácio da Instrução, no centro da capital, quando no retorno para o ônibus os quatro adolescentes saíram correndo e os agentes não conseguiram contê-los. O grupo era acompanhado por 7 agentes socioeducadores, número dentro do que é preconizado pela legislação, que define um agente para a segurança de cada dois adolescentes. Além disso, professores da Escola Meninos do Futuro e equipe técnica do Complexo Pomeri também acompanhavam o grupo.
A visita dos adolescentes à Bienal foi autorizada pelo Juizado da Infância. Ressalta-se que outras turmas de adolescentes internos do Complexo Pomeri já visitaram a Bienal, sem que fosse registrado qualquer incidente de fuga anteriormente.
O Juizado e a Promotoria da Infância e Juventude da capital já foram comunicados da fuga, assim como a Delegacia Especializada do Adolescente, onde neste momento os agentes estão registrando o boletim de ocorrência.
Familiares dos adolescentes também foram comunicados da fuga. Três dos adolescentes são de Cuiabá e têm 17 anos e outro, de 18 anos, é do município de Juara.
A Sejudh vai instaurar procedimento investigatório para apurar as circunstâncias da fuga dos adolescentes.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação – Sejudh-MT”