Política

Descontentes, socialistas ameaçam ir à Justiça por eleições para diretório de MT

Uma eleição para presidente do PSB Mato Grosso está sendo vislumbrada por socialistas após o descontentamento com a nomeação do deputado federal Valtenir Pereira para comandar a sigla. A decisão foi anunciada após uma reunião com representantes do partido na tarde desta segunda-feira (19), na presidência da Assembleia Legislativa.

“A legislação obriga que haja a definição de que comissões provisórias sejam convertidas em diretórios, e nós temos certeza que retomaremos o diretório se for um processo democrático. Obviamente, a maioria dos filiados do PSB tem mais simpatia ao nosso grupo político e retomaremos em definitivo o diretório do partido”, afirma o deputado federal Fabio Garcia, que foi destituido da presidência da comissão provisória, no mês passado.

O PSB em Mato Grosso funciona como Comissão Provisória, em que o líder da agremiação é nomeado pelo presidente da executiva nacional. Com uma decisão de fevereiro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as comissões deverão ser extintas e em seu lugar darem lugar a diretórios até agosto deste ano – quando os lideres são escolhidos por votação.

Com a prerrogativa do TSE, os descontentes da agremiação mato-grossense deverão exigir da liderança socialista eleições para o presidente do estado. Caso isso não ocorra, a promessa é entrarem com uma ação judicial. "Se for necessário, buscaremos via judicial para que possamos os direitos do partido", ressalta Garcia.

O deputado Valtenir Pereira deixou o PMDB, e foi nomeado a presidente da sigla estadual pelo presidente da executiva nacional, Carlos Siqueira, no dia 14 de junho.

Uma reunião está agendada para a próxima segunda-feira (26) com vereadores e prefeitos socialistas para que seja discutida a possibilidade das eleições. “Pediremos para que eles possam ficar unidos um com outro”, disse Fábio Garcia.

Debandada

Com o descontentamento dos socialistas, estão sendo ventiladas possíveis saídas do partido – que não deve acontecer, segundo Fábio Garcia. “O filiado sai se ele quiser do partido. Nós vamos pedir para que o grupo continue mantendo a nossa união que sempre foi a grande força desse grupo político”, ressalta.

Entenda o caso

O até então presidente do PSB, deputado Fábio Garcia, foi destituído do posto após ter descumprido decisão interna e votar favorável a Reforma Trabalhista na Câmara Federal, em abril deste ano. Assim, o presidente da executiva nacional, nomeou o deputado Valtenir Pereira como novo presidente da sigla no estado.

A decisão foi recebida com resistência pelo grupo, dentro do PSB-MT, de apoio a Fábio Garcia e o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. 

Os socialistas acusam Valtenir de não fazer política partidária, já que nessa legislatura mudou de partido três vezes. Se elegeu deputado federal pelo Pros, e no ano passado , Valtenir teve uma passagem rápida pelo PMB e logo se filiou ao PMDB. 

Como peemedebista, Valtenir ensaiou uma candidatura para prefeito, mas foi barrado por Emanuel Pinheiro, que venceu as eleições.

Leia mais

“Lamentável e vergonhoso”, diz Mendes sobre filiação de Valtenir ao PSB

Valtenir se filia ao PSB e assumirá a presidência da sigla em Mato Grosso

Valtenir Pereira não se pronuncia sobre desagrado de sua nomeação

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões