Foto: Reprodução
O ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) desmentiu, por meio de nota, o advogado do ex-secretário Marcel de Cursi, Marcos Dantas, que afirmou ter visto o ex-governador Silva Barbosa expulsando um representante enviado pelo ministro do Centro de Custódia de Cuiabá, onde Silva estava preso.
Por meio de sua assessoria jurídica, o ministro afirma que não procurou o ex-governador em nenhum momento e diz que as "acusações falsas do advogado tem o claro objetivo de prejudicar o bom andamento processual".
Além disso, a defesa de Blairro Maggi informou que não tem nenhum motivo para procurar o ex-governador Silval Barbosa.
O advogado Marcos Dantas ainda informou que o senador Wellington Fagundes (PR) também teria visitado o ex-chefe do Executivo do Estado. Wellington confirmou a visita para a imprensa e informou ter sido um ato solidário.
Na última terça-feira (13), a juíza Selma Arruda, da Sétima Vara Criminal, determinou a conversão da prisão preventiva do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), que está preso no Centro de Custódia da Capital, desde setembro de 2015, em domiciliar.
Em sua decisão, a magistrada levou em conta o parecer do Ministério Público Estadual (MPE) favorável a revogação das prisões por terem confessado a participação nos esquemas investigados em todas as fases da Operação Sodoma e que se comprometeram a disponibilizar bens garantindo uma eventual restituição ao erário do valor fraudado.
Dantas fez a afirmação para a imprensa no dia que que Silval Barbosa foi transferido para prisão domiciliar e ele ainda informou que o ex-governador estava sofrendo pressão dentro do Centro de Custódia da Capital e corria risco contra sua integridade física.
A juíza também deferiu a soltura dele, alegando que ele estava sofrendo pressão lá dentro. A fala do Silval diz que ele sofreu pressão dentro do CCC, mas não cita quem foi. Blairo Maggi mandou emissário lá. Wellington Fagundes foi visitá-lo pessoalmente e ele (Silval) correu com todo mundo de lá, mandou os caras embora, xingou eles e mandou embora. Isso eu sei porque estava lá no dia”, disse o advogado.
Apesar de alegar ameaças e pressão, desde que foi transferido para a prisão em seu apartamento no condomínio Edifício Riviera da América, localizado na Avenida Brasília, Bairro Jardim das Américas, em Cuiabá-MT, a segurança do local não foi reforçada e tão pouco se vê a circulação de Silval ou de sua esposa Roseli Barbosa pelo condomínio.
Veja a nota enviada pela assessoria jurídica do ministro Blairo Maggi na íntegra.
“Sobre as declarações feitas pelo advogado Marcos Dantas, responsável pela defesa do ex-secretário estadual de Fazenda, Marcel de Cursi, de que o ministro Blairo Maggi teria enviado emissário ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), vimos a público rechaçar esta afirmação.
Em nenhum momentob Blairo Maggi teria procurado o ex-governador Silval Barbosa e, muito menos, enviado emissário, por não existir motivos para isso. Entendemos, por fim, que essas informações inverídicas tem o claro propósito de prejudicar o bom andamento processual.
Assessoria jurídica do ministro Blairo Maggi”
Leia mais:
Silval oferece R$ 46 milhões em bens como garantia e é solto
Preso há quase dois anos, juíza manda soltar ex-governador Silval
Defesa de Silval afirma que confissão rebaterá falsas acusações