O deputado federal Fábio Garcia disse que a nomeação do também deputado, Valtenir Pereira, para a presidência do PSB em Mato Grosso é um ato incoerente, pois contradiz a decisão da Executiva da sigla, que o afastou do cargo por ter descumprido decisão interna e votar favorável a Reforma Trabalhista na Câmara Federal, em abril deste ano.
“Fui informado pelo presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, que o deputado Valtenir Pereira assumirá a presidência do partido no Estado, e a notícia demonstra completa falta de coerência, visto que a executiva traz para o partido um deputado que também votou favoravelmente à reforma trabalhista, fato que supostamente foi o causador das divergências com partido [com ele]”.
Na nota liberada na tarde desta quarta-feira (14), Garcia, que foi destituído da presidência do PSB-MT após a votação, disse que manterá “a tranquilidade necessária” para discutir com o partido a nova nomeação.
“Quero pedir a todos a necessária tranquilidade neste momento. No fim de semana, nos reuniremos com os nossos deputados estaduais e o deputado federal Adilton Sachetti, e, na próxima semana, faremos uma reunião ampliada com todos para discutirmos sobre esta questão”.
A filiação de Valtenir Pereira foi confirmada pela assessoria de imprensa no fim da tarde de hoje, no momento em que o parlamentar conversava com direção nacional do PSB para acertar sua nomeação como presidente da sigla.
O deputado volta ao PSB após quatro e pouco mais de um ano da rejeição de sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá pelo PMDB, sua partido anterior.
A decisão foi recebida com resistência pelo grupo, dentro do PSB-MT, de apoio a Fábio Garcia. O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, disse que os quatro deputados estaduais e dois federais com mandatos pela sigla foram pegos de surpresa e avaliam, novamente, uma saída em grupo do partido.
“Estamos todos atônitos com essa decisão, pois foi nosso grupo que organizou o partido, trabalhando para o crescimento no Estado. Estávamos dentro de um partindo em que sentíamos confortáveis”, disse à imprensa, na manhã desta quarta-feira.
“Foi uma surpresa, pois estávamos aguardando a nomeação do Mauro [Mendes] como presidente regional. No momento, ainda estamos pensando no que fazer em bloco”, completou.
Novo presidente estadual
Em sua primeira fala como filiado e presidente do PSB-MT, o deputado Valtenir Pereira disse que chega ao partido para buscar consenso para reposicionar o partido em Mato Grosso. “Quero registrar a minha alegria de estar retornando ao PSB nesse novo momento de reposicionamento do partido. Sempre tive muita saudade do PSB, pela forma como o partido defende as políticas nacionais, como o PSB se organiza para cumprir a sua missão partidária. Ajudá-lo nesse reposicionamento, especialmente no Mato Grosso, é motivo de muito orgulho para mim.”
O parlamentar cumpre seu terceiro mandato de deputado federal. duas vezes eleito pelo PSB (2007-2011;2011-2015) e pelo PMDB, em 2014. Ele já havia exercido o cargo de presidente do Diretório em Mato Grosso, entre 2007 e 2013, ano que mudou para o PMDB.
Leia mais:
Valtenir se filia ao PSB e assumirá a presidência da sigla em Mato Grosso
Executiva do PSB rejeita pedido de restituição de cargo a Fábio Garcia
Líderes do PSB saem em defesa de Garcia após destituição de cargo