Plantão Policial

Juíza Selma Arruda acata denúncia contra quadrilha de assalto a bancos

Foto: Reprodução

A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Captial, aceitou a denúncia contra quinze pessoas acusadas de integrarem organização criminosa que teria atuado em roubos e furtos de pelo menos 10 agências bancárias em Mato Grosso. Conforme a denúncia, o grupo teria atingido um lucro de aproximadamente R$ 5 milhões com assaltos a bancos também em Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.                       

A decisão foi proferida nesta terça-feira (13). A ação é oriunda da Operação Luxus, deflagrada no início de maio pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). De acordo com a polícia, os bandidos promoviam a quebra da paredes e o desligamento do alarme de  bancos. Uma vez dentro da agência, subtraiam valores dos cofres.

Com a decisão, torna réus Marcus Vinicius Fraga Soares, Gilberto da Silva Brasil, Junior Alves Vieira, Cleyton Cesar Ferreira de Arruda, Thassiana Cristina de Oliveira (esposa de Cleyton), Augusto Cesar Ribeiro Macaubas, vulgo “Gordão”, Jurandir Benedito da Silva, conhecido como “Jura”, Elvis Elismar de Arruda Figueiredo, Diego Silva dos Santos, Hian Vitor Oliveira Cavalcante, Kaio da Silva Nunes Teixeira, Robson Antônio da Silva Passos, vulgo “Robsinho”, Juliender Batista Borges, conhecido como “Juju”, Dainey Aparecido da Costa e Lubia Camilla Pinheiro Gorgete.

De acordo com a magistrada, após análise das investigações realizadas nos respectivos inquéritos policiais, em conjunto com as interceptações telefônicas compartilhadas com a GCCO, constatou-se que tais ações não teriam sido realizadas de forma isolada, mas oriundas de ações planejadas e praticadas por uma verdadeira organização criminosa.

“Em síntese, consta que a liderança da referida Organização Criminosa seria exercida por Marcos Vinicios Fraga Soares, vulgo “Pato”, o qual também figuraria como autor intelectual de algum dos crimes em tese praticados pelo grupo criminoso, bem como por Gilberto Silva Brasil, o qual seria responsável pela organização e gerenciamento dos crimes patrimoniais”, dz trecho da decisão.

“Em relação aos demais denunciados, o Ministério Público detalha na denúncia quais seriam as suas funções na citada organização criminosa, sendo que alguns seriam os responsáveis pela execução operacional dos crimes, enquanto outros por prestar auxílio, material, logístico, moral e na ocultação de armas, ao grupo criminoso nas ações perpetradas”, complementa ainda o ofício.

Diante disto a juíza intimou que seja entregue as ordens judiciais aos réus e deu prazo para os réus contratarem advogado.

Operação Luxus

A operação foi deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, no dia 4 de maio, depois de mais de seis meses de investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado, que culminaram na decretação de 22 mandados de prisão contra 17 membros da organização criminosa, que ostentava nas redes sociais viagens fotos e vídeos de viagens, veículos importados e passeios suntuosos.

No roteiro das viagens está o Rio de Janeiro, local preferido dos integrantes da organização criminosa. Na cidade maravilhosa, os assaltantes contrataram passeios de helicópteros por pontos turísticos do Rio e  "torraram" dinheiro no Carnaval do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Alguns dos 17  alvos tiveram mais de um mandado de prisão decretados pela Justiça,  em três inquéritos, sendo o primeiro referente ao roubo ao Banco do Brasil, da Avenida Pernanbuco, bairro Morada da Serra II, em 13 de novembro de 2016; o segundo do furto qualificado ao banco do Brasil de Poconé, ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2017, e o terceiro inquérito, pelo crime de organização criminosa.

Somente em dois dos assaltos os membros da quadrilha subtraíram cerca de R$ 2 milhões, que foram 'investidos' em veículos (carros e motos) importados, lanchas, viagens, festas com amigos e mulheres. Tudo era ostentado abertamente nas redes sociais.

Leia mais:

Ladrão que roubou mais de 10 bancos em MT é preso em VG

Dinheiro roubado em bancos de MT bancou Carnaval na Sapucaí

Operação prende assaltantes de bancos que "ostentavam" nas redes sociais

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em