Foto; reprodução
Por G1
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) terá pela primeira vez uma premiação especial às mulheres, o Troféu Impa Meninas. O prêmio será incorporado na competição e será oferecido todos os anos. Neste ano, o evento ocorre no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 23 de junho, e reúne estudantes do ensino médio do mundo todo.
Serão premiadas com troféus cinco competidoras que serão escolhidas por um comitê formado por representantes do Impa e da organização internacional da olimpíada. Esse comitê terá pelo menos duas mulheres. Será avaliado como critério o desempenho das meninas na competição.
A delegação brasileira é formada por seis garotos. Os nomes foram anunciados nesta terça-feira (13). São eles: George Lucas Diniz Alencar, João César Campos Vargas, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, André Yuji Hisatsuga, Bruno Brasil Meinhart e Davi Cavalcanti Sena.
A escolha dos representantes brasileiros na Olimpíada Internacional de Matemática é um trabalho árduo para os estudantes e os avaliadores. A escolha começa a partir dos 18 milhões de participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os melhores competidores se classificam para outra competição importante, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Daí, a partir de testes, eles são selecionados para representar o país.