Uma série de videos atribuídos ao Comando Vermelho de Mato Grosso circulam nas redes sociais nestes últimos dias. Em um deles, membros da facção agem com extrema violência, torturando outro criminoso, que teria furtado em área de domínio do CV.
A série de espancamentos conta inclusive com o ensinamento de regras do comando, para que as vítimas leiam.
No vídeo, devulgado pelo site Gazeta Digital, um homem amarrado nos pés, pede desculpas, por ter invadido a "área" alheia, mas mesmo assim é espancado até ficar com o braço completamente roxo de hematomas.
A série de espancamentos continua com uma moça e mais dois homens. A mulher chora e pede que parem, quando uma das pancadas acerta-lhe o braço. "Quebrou meu braço", grita.
Os três homens e a mulher dos vídeos em circulação teriam agido nas regiões do Jardim Industriário e Pascoal Ramos, na capital, e na Cidade de Deus, em Várzea Grande.
A autenticidade das imagens foi confirmada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, e os envolvidos já estão sendo investigados, assim como as gravações.
Segundo o GCCO, é prática do Comando Vermelho dar proteção às áreas de domínio de seus integrantes e ordenar de dentro dos presídios espancamentos de "invasores".
Por se tratar de pessoas em débito com a lei, as vítimas não registram ocorrência para denunciar as agressões e nem procuram atendimento em unidades de saúde públicas.
Em uma das postagens no Facebook, o internauta marca vereadores e deputados pedindo providências.
Confira um dos vídeos: