Esportes

Atlético irá conhecer adversário das oitavas de final

Foto: Reprodução

Por SuperEsportes

Com o fim da fase de grupos da Libertadores, restou ao torcedor do torcedor do Atlético, e de outros clubes classificados às oitavas de final da competição, a ansiedade em conhecer o próximo adversário, que só será revelado no sorteio do dia 14 de junho, data confirmada pela Conmebol. O evento acontecerá às 21h (horário de Brasília) e será realizado na sede da entidade, na cidade de Luque, no Paraguai.

Os primeiros colocados de cada grupo ficam em um pote e os 'segundos' em outro. Dessa forma, o melhor primeiro colocado (Atlético) pode, por exemplo, enfrentar o melhor segundo (Godoy Cruz). Antes dessa alteração, a primeira campanha enfrentava o pior classificado geral. Desta vez, o sorteio já traçará o caminho dos clubes até as finais. O único brasileiro a ficar no segundo pote é o Atlético-PR. Assim, o Furacão poderá enfrenta qualquer um dos cinco rivais nacionais, ou então River Plate, Lanús ou San Lorenzo, que completam o liderado.

Antes, o primeiro lugar geral da Libertadores, na ocasião, o Atlético, enfrentava o pior segundo colocado. Agora, o sorteio irá definir apenas a ordem das partidas, já que o Galo mantém a vantagem de mandar o segundo jogo em casa até uma possível final. Na decisão, equipes de um mesmo país poderão se enfrentar, e gol marcado fora de casa não é mais um critério de desempate.

Os jogos de ida das oitavas de final estão marcados para os dias 4, 5 e 6 de julho, enquanto as partidas de volta acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho. Além do Galo, garantiram vaga para as oitavas Lanús-ARG, Grêmio, River Plate-ARG, Palmeiras, Santos, Botafogo, San Lorenzo-ARG, Godoy Cruz-ARG, Guaraní-PAR, Emelec-EQU, Barcelona de Guayaquil-EQU, Atlético-PR, The Strongest-BOL, Jorge Wilstermann-BOL e Nacional-URU.
Pote 1

Atlético (Brasil)
Lanús (Argentina)
Grêmio (Brasil)
River Plate (Argentina)
Palmeiras (Brasil)
Santos (Brasil)
Botafogo (Brasil)
San Lorenzo (Argentina)
Pote 2

Godoy Cruz (Argentina)
Guaraní (Paraguai)
Emelec (Equador)
Barcelona de Guayaquil (Equador)
Atlético-PR (Brasil)
The Strongest (Bolívia)
Jorge Wilstermann (Bolívia)
Nacional (Uruguai)
Possíveis adversários do Galo

Entre os possíveis adversários do Atlético estão um brasileiro, um tradicional clube em torneios da Conmebol e outras equipes sem muito apelo.  O Galo pode enfrentar o Guaraní-PAR (conhecido por ter eliminado o Corinthians na Libertadores de 2015), o compatriota Atlético-PR, o tradicional Nacional-URU, o Strongest-BOL, de boas lembranças para os alvinegros em 2013, e os azarões Emelec-EQU, Godoy Cruz-ARG, Barcelona de Guayaquil-EQU e Jorge Wilstermann-BOL
Quem o alvinegro não pode enfrentar nas oitavas

Os clubes que ficaram no primeiro posto não podem ser rivais do Galo nas oitavas. Assim, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo estão fora do radar alvinegro pelo menos por enquanto.
Mudanças na lista de inscritos

O Atlético contratou durante a temporada os meias Marlone e Valdívia, o zagueiro/volante Roger Bernardo e o lateral-direito Alex Silva. Desses quatro reforços, um seguramente não estará na lista das oitavas de final. Segundo regulamento da competição, os clubes podem fazer até três mudanças na relação de atletas inscritos. Roger Machado ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto. O Galo tem até 48 horas antes do início do primeiro jogo para fazer as modificações.
Campanha do Atlético

O Atlético completou com louvor a fase de grupos da Copa Libertadores. Foi dono da melhor campanha, com aproveitamento de 72,2%, e do ataque mais letal, com 17 gols em seis jogos (média de 2,8 tentos por partida).

O legado da boa campanha nessa fase inicial é a vantagem de jogar em casa o último jogo nas eliminatórias. Ou seja, o Galo sempre decidirá no Independência ou Mineirão. O estádio do Horto será reduto alvinegro até as quartas de final. Na semifinal, o Mineirão passa a ser a nova sede, porque o Independência não tem a capacidade mínima exigida.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos