Foto: reprodução
Por G1
Moradores, turistas e trabalhadores que passaram pela Praia do Centro, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos pela grande quantidade de lama e crustáceos no local. O problema, segundo testemunhas ouvidas pelo G1, acontece desde a última quarta-feira (31).
Rodrigo Pazini, que trabalha em um dos quiosques da praia, afirma que o problema surpreendeu a todos que passavam pelo local. “Uma camada muito grande (de lama) apareceu por aqui, está matando alguns crustáceos e impedindo a formação de ondas na praia”, disse. Ainda segundo o trabalhador, a camada de lama que apareceu no local chega a quase um metro de altura.
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) afirmou que a agência do órgão em Santos fará uma coleta, ainda nesta sexta-feira (2), no local da ocorrência e enviará as amostras de crustáceos para análise nos laboratórios da Cetesb em São Paulo, para tentar verificar a causa da mortandade.
A Prefeitura de Peruíbe, também em nota, afirmou que o Departamento Municipal de Meio Ambiente está monitorando a faixa da praia em que houve acúmulo de lama e sedimentos. Uma das hipóteses para o ocorrido, segundo a administração municipal, é a maré muito baixa e o fato do Rio Preto ter deixado de desaguar com sua vazão normal por vários dias.