Cidades

Mais de 250 mil jovens mato-grossenses podem se inscrever no ID Jovem

Foto Reprodução

Gestores municipais da Assistência Social participaram de um treinamento, nesta última terça-feira (30.05), para a implantação do Programa do Governo Federal Identidade Jovem (ID Jovem) no Estado de Mato Grosso.  A capacitação foi uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e com a prefeitura Municipal de Cuiabá.

O objetivo do ID jovem é garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. Os serviços são direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Em Mato Grosso, cerca de 250 mil jovens podem ser beneficiados com o programa.  A expectativa é que o programa seja lançado ainda em junho, em todo o Estado.

A palestra foi realizada no período da manhã, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da capital. Durante a programação, os gestores receberam um material de apoio com informações de como funcionará o programa, quem pode ser beneficiado, quais as condições para ter acesso aos benefícios e outras informações.

Na semana passada, o secretário da pasta, Max Russi, se reuniu com o Presidente Interino do Conselho Estadual da Juventude (Convuj-MT), Raphael Brunini e com o Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, para discutir sobre a execução do Programa ID Jovem  no estado.

“Esta parceria entre o Governo Federal e o Estadual por meio da Setas será importante  para a implementação do Programa Identidade Jovem nos 141 municípios, pois com a  implantação do programa, o estado atenderá aproximadamente 250 mil jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade”, disse Raphael Brunini.

O Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, também conta, que o programa Identidade Jovem (ID) foi lançado pelo governo federal no ano passado por meio da Secretaria Nacional da Juventude e que 124 mil jovens já foram beneficiados.

“O Governo Federal visa proporcionar ao jovem de baixa renda não só a possibilidade de ter acesso aos meios artísticos e culturais, mais também fomentar esse anseio de estar participando desses meios culturais. O nosso público alvo é 16 milhões, ainda em 2017”, ressaltou Matheus Araújo.

O secretário-adjunto de Cidadania, Samir Bosso Katumata, participou da capacitação e pontuou que a capacitação irá  auxiliar os gestores. “Essa capacitação vai preparar melhor os profissionais, para que todos os grande parte de nossos jovens sejam beneficiados. Esse é o nosso maior objetivo”, enfatizou, durante o treinamento.

Programa ID Jovem

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que comprova a condição do jovem de baixa renda para acesso aos benefícios da meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, das reservas de vagas nos veículos  gratuitas do sistema de transporte coletivo interestadual, e da carteira de estudante.

A ID Jovem é um cartão virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. O documento pode ser emitido pela internet ou pelo aplicativo de smartphone com o número do NIS (Número de Identificação Social). Veja mais informações no site do ID Jovem.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.