Foto: PRF
Nove indígenas da etnia Bororó das tribos Meruri e Nabureau, sendo sete homens e duas mulheres, foram presos na tarde de terça-feira (30) em uma operação desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra do Garças (515 km de Cuiabá-MT), para coibir os pedágios ilegais cobrados pelos indígenas em rodovias.
Segundo a PRF, os pedágios aconteciam na BR-070, entre as cidades de General Carneiro (442 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). Ainda de acordo com a PRF, entre os meses de abril e maio, 25 ocorrências de roubo e extorsão foram registradas por condutores contra os indígenas.
A polícia ainda informou que as tribos no início alegaram que o dinheiro do pedágio era para comprar remédios e comidas para os povos, porém eles começaram usar o pretexto para roubar condutores e passageiros que vinham em ônibus que faz a linha Barra do Garças / Cuiabá.
Com o grupo, os policiais apreenderam motocicletas, grande quantidade de dinheiro extorquida de motoristas, arcos, flechas e demais apetrechos que eram utilizados para intimidarem os motoristas para que pagassem para continuar sua viagem. A PRF ainda informou que apenas em um pedágio os indígenas arrecadaram a quantia de R$ 3.200,00.
O grupo foi entregue a Polícia Federal e enquadrado no artigo 158, no crime de extorsão. Participaram da operação juntamente com a PRF, a Polícia Federal, policiais civis e militares da Força Tática de Barra do Garças.