Plantão Policial

Extração ilegal de cascalho no Cinturão Verde é alvo de operação da PF

A Polícia Federal de Mato Grosso (PF-MT) realiza a Operação Trypes (buraco em grego) na manhã desta terça-feira (30) com a finalidade de coibir a extração ilegal de cascalho na região do Cinturão Verde do Bairro Pedra 90, em Cuiabá (MT). Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, seis mandados estão sendo cumpridos em residências e estabelecimentos comerciais do Pedra 90 e um endereço no Bairro Rodoviária Parques, ambos na Capital. Documentos e celulares são objetos de apreensão.

A operação, que envolve 22 policiais, tem por objetivo de colher indícios e provas do envolvimento de pessoas em atividades ilegais de extração de cascalho.

As investigações tiveram início em 2016 a partir de uma denúncia anônima que apontou a existência de um grupo que vinha explorando a área do cinturão de três maneiras: sem autorização, com autorização vencida ou exploração em área autorizada sem o devido conhecimento do proprietário.

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Ministério Público Federal (MPF) encaminharam a informação à Polícia Federal que iniciou os trabalhos de investigação. No mesmo ano, a PF realizou ação ostensiva no local, apreendendo maquinários e identificando suspeitos.

Os trabalhos de investigação continuaram, tendo sido desencadeada a ação de hoje para a coleta de mais subsídios para o inquérito policial.

Identificados os indivíduos participantes, os mesmos poderão responder pelos crimes de usurpação de bem mineral, organização criminosa e lavagem de dinheiro, por conta da ocultação da origem ilícita do material explorado.

Atualizada às 11h24.

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em