Política

Governo do Estado propõe pagar RGA em três parcelas e apenas em 2018

Com Felipe Leonel

Nos próximos dias, o Governo do Estado deve enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 6,58% aos servidores estaduais em três parcelas. A proposta foi apresentada em uma coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás, no final da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com o Executivo, a proposta elaborada em conjunto com os deputados da base aliada ao Governo prevê que a primeira parcela da RGA referente ao ano de 2016, de 2,15%, seja paga apenas em janeiro de 2018. A segunda e terceira parcela de 2,15% e 2,14%, respectivamente, são previstas para abril e setembro do próximo ano.

O pagamento da RGA referente ao ano passado só terá inicio, de acordo com a proposta do Governo, após a última parcela do reajuste do ano de 2015.

No dia 10 de maio, o governador Pedro Taques (PSDB) liberou a terceira parcela do índice de 11,28% da RGA referente ao ano retrasado. 

Até o momento, o Governo já incorporou 7,36%, restando 3,92% a serem pagos em mais duas parcelas, previstas para junho e setembro de 2017.

Conforme o Governo, a proposta de pagamento da parcela da RGA será apresentado ao Fórum Sindical ainda na tarde desta sexta-feira.

Decisão Pensada

De acordo com o governador a proposta finalizada nesta semana foi amplamente analisada, levando em consideração, principalmente, a crise econômica vivida pelo País e o atraso nos repasses do Governo federal ao Estado.

“Nós temos uma crise econômica nacional, que é a maior de sua história. De 2015 ate aqui, nós tivemos uma frustração de receita absurda. Mesmo assim, em razão do consenso com os deputados da nossa base, chegamos a um número para que possamos pagar a RGA referente ao ano fiscal de 2016”, afirmou.

“Esta é uma decisão pensada, trabalhada e estudada há muito”, completou.

O tucano ainda fez questão de ressaltar que Mato Grosso é um dos únicos Estados a pagar a RGA a seus servidores.

“Em 2015, apenas dois Estados pagaram. 2016, só dois Estados pagaram – Mato Grosso e Paraná. 2017, nós não temos notícias de qualquer Estado que esteja pagando a RGA”, pontuou. 

Previsão

A proposta que o Executivo irá enviar à Assembleia ainda prevê o pagamento da RGA referente ao ano de 2017.

Conforme o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Gustavo de Oliveira, o índice de 4,19% também será pago de forma parcelada. 2,15% em dezembro de 2018 e 2,14% em março de 2019.

Leia mais:

Secretário reclama de “politização” envolvendo pagamento da RGA

"Usaremos nossa única arma: a greve”, diz líder sindical em MT"

“Estamos fazendo cálculos”, diz Taques sobre pagamento da RGA

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões