Cidades

Primeira pré-conferência discutirá diretrizes para a saúde neste sábado

Foto: Gustavo Duarte

Por Hugo Fernandes 

Analisar e debater a situação da saúde pública em Cuiabá. Este é o objetivo da ‘1ª Pré-conferência de Saúde Pública’, que será realizada no próximo sábado (27). O intuito é elaborar as diretrizes que nortearão a política do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital pelos próximos anos.

Distribuídas em oito etapas – sendo nas quatro regionais (norte, sul, leste e oeste) e outras quatro em comunidades rurais -, as pré-conferências precedem a ‘12ª Conferência Municipal de Saúde’, programada para ser realizada entre os dias 12 e 14 de julho deste ano, no Hotel Fazenda Mato Grosso, cujo tema é “Pela Manutenção dos Direitos Sociais e Contra o Desmonte do SUS”.

Neste primeiro momento, o debate será realizado durante todo o dia de sábado, na Escola de Saúde Pública, localizada no bairro Coophema. Entre os temas debatidos estão o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde.

Para Leila Boabaid, conselheira municipal de saúde, as pré-conferências representam a democracia em sua essência. É a grande oportunidade que a sociedade tem de discutir a real situação do setor. “Qualquer um pode participar, dando opinião, criticando e sugerindo. Esta é justamente a contribuição que queremos para a construção de uma agenda para a atenção primária, secundária e terciária de nossa cidade”.

Leila ressalta ainda que a participação da comunidade na gestão do SUS é fundamental, visto que o exercício do controle social é a melhor maneira de se garantir o direito individual e coletivo. “Quanto mais o cidadão cumpre o seu dever de participar, mais ele amplia a possibilidade de usufruir dos seus direitos”, pontuou.

Isso porque o relatório final da Conferência servirá de base para a elaboração dos Planos Municipal e, em parte, do Estadual de Saúde, da mesma forma em que dará subsídios às discussões acerca das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e 2019. A Conferência é realizada a cada dois anos.    

Agenda

1.   Dia 27.05 (sábado), das 08h às 18h – Regional Sul –  Escola de Saúde Pública, Avenida Adaulto Botelho, nº 552, bairro Coophema.

2.   Dia 03.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Oeste – Universidade de Cuiabá/Campus UNIC Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 222, bairro Porto.

3.   Dia 07.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Rio dos Peixes – Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 22, Rio dos Peixes.

4.   Dia 08.06 (quinta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Guia/Aguaçu, Rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério).

5.   Dia 10.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul.

6.   Dia 14.06 (quarta-feira), das 07h30 às 10h30 – Etapa Rural Coxipó do Ouro – Centro Comunitário Coxipó do Ouro, Avenida Principal, s/nº, Praça do Rosário.

7.   Dia 20.06 (terça-feira), das 07h30 às 10h30 horas – Etapa  Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago).

8.   Dia 24.06 (sábado), das 08h às 18h – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.