Plantão Policial

Denunciada falta de segurança nos Centros Odontológicos de Cuiabá

Foto: Jefferson Oliveira

Dentistas, servidores e até pacientes que frequentam os Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) em Cuiabá-MT, localizados nos bairros Verdão, Dom Aquino, Planalto, Jardim Vitória e Tijucal, reclamam da falta de segurança nas unidades que são de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.

Além dos profissionais dos CEOs, quem trabalha e frequenta as Clínicas Odontológicas na Capital que estão situadas nos bairros CPA, Coxipó e Jardim Leblon também pedem por segurança. Há relatos de diversos assaltos e furtos aos profissionais, servidores e pacientes, assim como a veículos, fazendo com que diminua a frequência de pacientes nos citados centros e clínicas.

Diante da situante alarmante vivida por quem frequenta as unidades odontológicas municipais, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT), o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto/MT), e o Sindicato dos Trabalhadores Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso (Sintautesb) solicitaram o reforço na segurança, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O conselho e sindicatos pedem que a SMS acione a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp/MT), para que que a segurança dos profissionais, servidores e pacientes seja uma prioridade do poder público, assim como a iluminação pública das regiões onde os CEOs e Clínicas Odontológicas estão mantidos, e pedimos contínua presença policial além da vigilância armada nos locais.

O Circuito Mato Grosso entrou em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, onde o secretário Leovaldo sales da Silva, explicou que aguarda uma ordem da secretaria de saúde para que possa atuar no local.

O secretário ainda disse que tomou ciência do manifesto dos profissionais odontológicos, porém, como a solicitação foi dirigida a SMS e Sesp, a secretaria ordinária, neste momento não pode atuar.

“Nós já temos um posto policial no Pronto-Socorro de Cuiabá, e nas policlínicas e UPAs realizamos rondas em horários considerados críticos durante todos os dias. Quanto a informação sobre os CEOs não tínhamos conhecimento e aguardamos a posição da SMS, sobre o caso”, disse ele.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública atua diariamente com 50 policiais militares realizando rondas em parques, policlínicas, escolas e mantém um posto policial no Pronto-Socorro de Cuiabá.

Na jornada voluntária, policiais militares em folga atuam na segurança do município em parques, policlínicas eventos municipais e escolas, por meio de um termo de cooperação firmado entre município e estado. Cada policial voluntário recebe por jornada trabalhada R$ 20,00 horas pagos pelo município, onde cada militar atua no máximo por seis horas diárias dando um valor de R$ 120,00.

Secretaria Municipal de Saúde

O Circuito Mato Grosso entrou em contato com a secretaria, que informou que a  Prefeitura Municipal de Cuiabá está em negociação com a Polícia Militar para ativar o termo de colaboração que dará viabilidade ao projeto jornada voluntária. Com essa proposta policiais militares farão o policiamento em várias unidades do executivo municipal, de saúde, de ensino, parques e outras.

Em relação ao fato ocorrido na unidade, a SMS foi a unidade e prestou todo apoio aos servidores. em nota a secretaria disse que é importante lembrar também que, as UPA Norte e Sul  e o PSMC possuem vigilância armada, resultado de um programa desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em