Esportes

UFC oficializa abertura de nova categoria feminina

Foto: Reprodução

Por SuperEsportes

Após anunciar oficialmente e, em seguida, voltar atrás, o Ultimate Fighting Championship confirmou a criação do peso mosca feminino. A divisão até 57kg será a quarta do UFC dedicada às mulheres. A campeã inaugural da categoria sairá da 26ª temporada do reality show The Ultimate Fighter.

Na semana passada, o UFC anunciou a abertura da nova divisão feminina. Horas depois, o presidente do Ultimate, Dana White, alegou gafe no anúncio e descartou a criação da categoria. Nesta quarta-feira, no entanto, o peso mosca foi oficializado pela principal organização de MMA do mundo.  
  
O UFC abriu a possibilidade de lutadoras da própria organização entrarem no TUF 26 em busca do título inaugural do peso mosca feminino. As regras para o programa são as mesmas para as atletas contratas e as que não têm vínculos com a organização. As lutadoras precisam ter entre 21 e 34 anos, com cartel positivo e, pelo menos, três lutas como profissional. A seleção será em 23 de maio, em Las Vegas.

A primeira categoria feminina no UFC foi a do peso galo (até 61kg), criada em 2013. Campeã inaugural, Ronda Rousey trouxe o cinturão do Strikeforce e o defendeu em seis oportunidades no Ultimate. Ela acabou destronada por Holly Holm, em 2015, dando início à rotatividade no topo. Na primeira defesa, Holm perdeu o título para Miesha Tate, que também não teve sucesso no primeiro desafio como detentora do cinturão, sendo batida por Amanda Nunes. A brasileira é a atual campeã e vem de vitória sobre a ex-campeã ‘Rowdy’.

A segunda divisão feminina criada no UFC em 2014 foi a do peso palha (até 51kg) e também teve a campeã inaugural definida em edição do TUF: Carla Esparza conquistou o título. A norte-americana, no entanto, perdeu o posto na primeira defesa, contra Joanna Jedrzejczyk, que segue como a detentora do cinturão desde então, com quatro desafios bem-sucedidos.

Por fim, o surgiu peso pena feminino (até 66kg). A campeã saiu do confronto entre Holly Holm e Germanie de Randamie, que levou a melhor por decisão unânime, em fevereiro deste ano.A holandesa deve ter a brasileira Cris Cyborg como primeira desafiante.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos