Esportes

Renan chama dois atletas do campeão para a Seleção

Foto: Reprodução

Por SuperEsportes

O Cruzeiro manteve a hegemonia do vôlei brasileiro masculino. No domingo, sagrou-se pentacampeão da Superliga em uma edição que contou com 10 dos 12 jogadores campeões olímpicos — apenas Lipe e Maurício Borges atuaram em território estrangeiro, ambos na Turquia. Mas, um dia após conquistar o título sobre o Taubaté, o time mineiro viu "apenas" dois jogadores serem convocados para a disputa da Liga Mundial com a Seleção Brasileira. Já o vice-campeão, que perdeu a decisão por 3 sets a 1, teve o triplo dos atletas lembrados por Renan Dal Zotto na primeira lista dele como técnico da equipe.

Do Cruzeiro, foram chamados o oposto Evandro, 35 anos, campeão na Rio-2016, e o ponteiro Rodriguinho, 20. Enquanto Evandro foi eleito o melhor jogador da final da Superliga e teve o melhor saque da Superliga 2016/2017, Rodriguinho nem chegou a entrar em quadra na decisão. Ainda assim, o garoto mostrou potencial na temporada, tanto que também foi convocado para o Mundial com a Seleção sub-23, sob o comando do técnico e ex-jogador Giovane Gávio. Segundo o treinador da Seleção, Rodriguinho e Douglas Souza, que vive a mesma situação, participarão das duas competições. 

O Taubaté teve seis atletas convocados para começar o ciclo olímpico rumo aos Jogos de Tóquio-2020: o levantador Raphael; os centrais Éder e Otávio; os ponteiros Lucarelli e Lucas Lóh; e o oposto Wallace. Todos atuaram na final de domingo, sendo que três deles (Éder, Lucarelli e Wallace) ganharam o ouro olímpico na Rio-2016. 

Embora a equipe mineira não tenha tido tanta representatividade no grupo que representará o Brasil na Liga Mundial entre 2 de junho e 4 de julho, o elenco é recheado de craques que podem ser inseridos mais adiante. É o caso do levantador William, que pediu dispensa para dedicar um tempo à família após quatro anos sem férias. Para evitar algum mal-entendido, o campeão olímpico avisou a Dal Zotto que estará à disposição da Seleção a partir do segundo semestre, quando há Copa dos Campeões e Sul-Americano.

Outro destaque do Cruzeiro é um cubano naturalizado brasileiro desde 2015. Ponteiro com o melhor ataque da Superliga nesta temporada, Yoandy Leal poderá integrar a Seleção Brasileira a partir de 2019, após a aprovação da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) neste mês. O cubano já expressou diversas vezes a vontade de defender as cores verde-amarela. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos