Política

Botelho afirma que “pacotão” de reformas será aprovado até julho

Foto: Andréa Lobo/CMT

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (PSB) disse que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos Públicos e outras reformas propostas pelo Governo do Estado serão votadas sem qualquer tipo de atropelo no Legislativo.

De acordo com o parlamentar, as mensagens devem ser entregues pelo Executivo estadual na próxima semana. A expectativa é de que as votações sejam realizadas ainda no primeiro semestre desse ano.

“Rápido não vai ser. Já prometi ao Fórum Sindical [representa os servidores do Estado] que não vou colocar nada a ‘toque de caixa’. Será dentro dos prazos legais. Não vou acelerar nada. Vai ter as discussões e passar por todas as comissões necessárias”, afirmou à imprensa, na última quinta-feira (4).

“Acredito que ainda no primeiro semestre nos aprovamos. Temos tempo para isso. Estamos iniciando [as discussões em] maio e teremos tempo”, completou.

Botelho declarou que a PEC do Teto dos Gastos Públicos será enviada aos deputados sem um entendimento com os chefes dos Poderes e órgãos independentes quanto ao eventual congelamento do duodécimo (repasse constitucional).

Caberá a ele, como presidente do Legislativo, buscar uma definição. “Não houve entendimento ainda. Nós vamos aguardar a proposta do Governo e, depois, caberá a Assembleia adequar. Afinal de contas, é um projeto de emenda a Constituição [Estadual], que se resolve aqui na Casa. Nós vamos discutir com os Poderes e chegar a um entendimento com o Executivo. Aprovando o que for melhor para o Estado”.

No chamado “pacotão”, de acordo com Botelho, o Governo do Estado também deve apresentar o pedido de autorização para o empréstimo de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, para a retomada e conclusão das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Para garantir o apoio dos deputados que integram a base aliada do Governo na Assembleia, o governador Pedro Taques (PSDB) deve marcar uma reunião no meio da próxima semana, antes do envio das mensagens.

Reforma da Previdência

Segundo o presidente da Assembleia, a definição da entrega das mensagens foi dada em uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques. A Reforma da Previdência é a única que deve ficar de fora deste “pacotão”.

Botelho explicou que o governador espera uma definição no Congresso Nacional. 

A Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara tinha previsão de terminar nesta semana a votação do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA). Mas, na última quarta-feira (3), uma invasão de agentes penitenciários no plenário em que a comissão apreciava o parecer fez com que a conclusão da votação fosse adiada para a próxima semana. O texto-base já tinha sido aprovado pelos parlamentares antes da invasão – resta agora a votação das propostas de mudanças no texto.

Leia mais:

Teto e reformas devem ser enviadas para a AL na próxima semana

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões