Presidente regional do PSDB, o deputado Nilson Leitão afirmou que seu colega parlamentar, Fábio Garcia, e outras lideranças do PSB em Mato Grosso serão bem vidas ao “ninho tucano”, caso decidam abandonar a sigla que compõe a base aliada do Governo do Estado.
A saída em bloco dos dois deputados federais, quatro estaduais e outras lideranças, como o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, seria uma consequência da decisão da Executiva Nacional do partido que destituiu Garcia da presidência regional do PSB – assim como todos os membros do diretório.
A destituição foi uma punição pelo descumprimento da orientação da Executiva pelo voto contrário a Reforma Trabalhista na Câmara Federal. No dia 26 de abril, Garcia votou sim a proposta do governo de Michel Temer (PMDB).
“O presidente do partido está cometendo um erro enorme em tratar pessoas como ele [Fábio Garcia] dessa forma. O PSDB está de portas abertas para todos eles”, afirmou Leitão, em entrevista a Rádio Capital FM, na manhã desta quinta-feira (4).
Conforme o tucano, o fato de já estarem em um mesmo grupo, facilitaria a troca partidária. “Todos os líderes do PSB são bem vindos, pois estamos todos juntos. Não temos nenhuma dificuldade nessa caminhada”.
A mudança de partido dos descontentes, no entanto, não deve ser imediata, por conta da fidelidade partidária – legislação que pune políticos que mudam de sigla com a perda de seu mandato. Os parlamentares devem se reunir no próximo sábado para tomarem uma decisão.
Além dos PSDB, outros partidos, como o PSD, PP, PTB e DEM, também demonstraram interesse em ter os políticos em seus quadros de filiados.
Leia mais:
Destituição de Garcia pode causar “debandada” no PSB em MT
Líderes do PSB em MT saem em defesa de Garcia após destituição