Opinião

LEITURA TRANSFORMA O CIDADÃO

Fotos: Graci Ourives de Miranda

Em Cuiabá, Mato Grosso, temos excelentes Bibliotecas, entre as bibliotecas selecionadas, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1980) e Estevão de Mendonça (1912), nestas existem espaços físicos apropriados, para maior número de pesquisadores com amplos acervos, há coleções de informações diversificadas de: leitura infantil às obras raras, estas, visivelmente demonstram estar propiciando visibilizar acessibilidade democrática à informação à vida de cada pessoa. Refletimos que, se cada cidadão, estiver assimilando amplos conhecimentos de diversos mundos, estes, através da leitura poderão circular em todas as esferas de poder: econômica, social e política, estabilizando na vida com serenidade e paz no mundo das diferenças, tudo através da leitura. Entendemos que cultura se constrói paulatinamente através de leituras. Seguras foram as palavras da Dra. Myrian Serra e “(…) esse é o momento de fortalecer nossa democracia(…)”. E, evitaremos a evasão escolar.

O movimento de incentivar à sociedade à leitura deve ser contínuo, e, para que isso ocorra é necessário ambiente adequado, iluminação natural e artificial e climatização de ambiente nas Bibliotecas ou salas de estudos propiciadas pelo Estado.

Nós sabemos que os livros são instrumentos para viabilizar nossa inserção no mundo cultural, (MIRANDA, 2013) e as obras estão visivelmente disponíveis para comunidade nas bibliotecas e são estruturadas com o objetivo maior de ampliar o número de cientistas no estado de Mato Grosso-MT. Foi visualizado que os números da “Tabela 5919” – População, por níveis de instrução do quarto trimestre de 2016, variável percentual da população, nível de instrução – sem instrução e menos de 1 ano de estudo, dentre as 27 capitais do Brasil, Mato Grosso aponta em 18º lugar com 17,6% de pessoas “sem instrução e menos de 1 ano de estudo”, segundo a fonte: IBGE – Pesquisa Nacional por amostra de domicílios contínua trimestre.

Esses números apontam que os gestores do Estado e Municípios =precisam dar maior atenção nas bibliotecas das Zonas periféricas. O Estado é tão rico e tem em seu cenário percentual alarmante de analfabetos.

As bibliotecas em que apontamos como Excelências no atendimento à comunidade, estão: Bibliotecas: Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT- Estevão de Mendonça e Hospital Júlio Müller alertem os governantes para seguirem seus passos: Ações para mitigar o analfabetismo no Estado.

Oportunidades de pesquisar em três excelentes: Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT foi criada 1972, inaugurada em 1980. Situada Av. Fernando Correa da Costa – MT, (065 – 36158361), atendimento ao publico das 07:30 às 22 horas.

A Biblioteca Estevão de Mendonça, fundada em 1912, tem acesso ao público à tarde, sendo das 12h às 18 horas.

O Hospital Universitário Júlio Müller-HUJM, inaugurado em 31 de julho de 1984, possui a Biblioteca Setorial, realidade diferenciada pelo espaço físico, que, atende mais os docentes, discentes e técnicos administrativos do (HUJM) sendo suporte para comunidade acadêmica e ensino, assim atendendo as necessidades dos pesquisadores, voltado mais para a área da saúde, sendo sua especialidade.

Esperamos que os gestores: Dra.Myrian Serra Reitora da UFMT e Dr. Evandro Aparecido Soares da Silva, o superintendente Dr. Hildevaldo Monteiro Fortes e Diretora da Biblioteca Estevão de Mendonça, Prof.ª Patrícia Jaeger. Através de suas posturas culturais continuem labutando para mitigar o analfabetismo e incentivem o Estado e municípios a evitarem a evasão escolar. (MIRANDA, 2015).

A juventude é o brilhante do mundo e seremos governados por eles. “Se ao lado da Biblioteca houver um jardim, nada faltará”. ( SOCRÁTES).

Referência:

Sites

BORGES Cintia. Myrian Serra é a Nova reitora da UFMT. CIRCUITOMATOGROSSO, Eleições. 07/04/2016.

http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/84459-miryan-serra-e-a-nova-reitora-da-universidade-federal-de-mt.html

MIRANDA, G. O. Sustentabilidade Ambiental, Acadêmicos Arregimentando a População para o Reflorestamento. Engineering and Science, v. 1, p. 91-104, 2016.

MIRANDA, G.O. Homens de Mato Grosso. 1. ed.Cuiabá/MT:Gráf.Print. ISBN-978-85-86422-40-9,2013 v.1.304p.

MIRANDA, G. O. Riquezas Lícitas de Mato Grosso. 2. Ed. Cuiabá/MT: Gráfica Print, 2013. ISBN– 978-85-86422-41-6. V. 1. 352p.

http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/index.php/secao/siteAlt/1088/1085/BIBLIOTECA

< https://www.significados.com.br/biblioteca/>

<http://www.cultura.mt.gov.br/-/6016262-biblioteca-publica-estadual-estevao-de-mendonca-completa-105-anos>

 

GRACI OURIVES DE MIRANDA

About Author

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do