Política

Deputados agradecem Governo por compromisso com Araguaia

Foto: Gcom

Deputados estaduais e federais acompanham de perto os trabalhos da sexta edição da Caravana da Transformação, que ocorre em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá-MT). Os parlamentares avaliam que o Governo do Estado busca demonstrar que o Araguaia deixou de ser o vale dos esquecidos.

O deputado estadual Baiano Filho, que mora na região, afirma que, além de obras e melhorias em outros setores, o Governo busca atender ao cidadão. "Aquela frase que diz que nenhum mato-grossense ficará para trás vai se consolidando com a Caravana da Transformação. Vemos isso nas pessoas que fizeram Carteira de Identidade, CPF, corte de cabelo, nos indígenas que receberam atendimento, em quem recebeu orientação e nas pessoas que receberam tratamento em oftalmologia".

Destaca que as cirurgias de catarata são o que mais comove na Caravana da Transformação. "A gente observa que a maioria são idosos, com idade avançada e que dificilmente teriam essa oportunidade se não fosse pela Caravana. Acredito que acertamos muito em desmembrar o Araguaia, depois de Canarana em trazê-la pra cá. Encurtou distância e atendeu mais gente", avalia.

Baiano também comemorou o anúncio do governador Pedro Taques de que o Araguaia receberá uma terceira edição do evento, desta vez para atender os municípios do Alto Araguaia, como é conhecida a região. Ainda não há uma sede definida e nem a data. "Vamos ter o Araguaia em três polos: região de Barra do Garças, Canarana e em Porto Alegre do Norte. O Araguaia é muito grande, não tem como fazer somente uma Caravana".

Quem também acompanhou tanto a expedição pelos municípios do Norte Araguaia como a Caravana da Transformação foi o deputado estadual Adalto de Freitas. Para ele, que também é da região, o Governo acerta em fazer ações como a Caravana da Transformação. Também destaca que, por muito tempo, trabalhou na Assembleia Legislativa (ALMT) para que o Governo pudesse valorizar o Araguaia.

Ele destaca que as obras e a Caravana demonstram que há um novo olhar para os municípios da região. "Ter mais uma edição da Caravana da Transformação aqui foi uma grata surpresa proporcionada pelo Governo do Estado e a população demonstra sua satisfação. É um grande projeto que leva a presença de todos os secretários de Estado para dar respostas aos prefeitos, vereadores, lideranças e a toda população. Lógico que temos muito a fazer para atender à sociedade que paga seus impostos, mas estamos buscando isso", completa o parlamentar.

O presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho, destaca que a população sofre com a falta de atendimento e muitos não teriam outra oportunidade de serem atendidos. "Fui novamente a Caravana da Transformação e pude conhecer pessoas que não enxergavam há mais de 15 anos, agora têm um fio de esperança e vão voltar a enxergar".

Já o deputado estadual Sebastião Rezende avalia que a Caravana se tornou importante por concentrar em um só lugar todos os produtos oferecidos pelo Estado. "É a oportunidade de ter todos os secretários de Estado e poder dirimir muitas dúvidas. Envolve toda a região, com presença dos prefeitos e dos vereadores. Enquanto deputado estadual e representante do povo, é uma das oportunidades que temos para ouvir o clamor da população".

O governador agradeceu a presença dos parlamentares na Caravana da Transformação e destacou que o apoio do Legislativo é importante para realizar a iniciativa. "Quero agradecer aos prefeitos, vereadores, conselheiros dos Consegs e também aos deputados estaduais e federais”.

Também participaram das atividades da Caravana da Transformação os deputados federais Nilson Leitão, Fábio Garcia e Victório Galli, além do senador Cidinho Santos, o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o deputado estadual Nininho.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões