Política

Ex-prefeito de município de MT é multado pelo Tribunal de Contas

Foto: Gcom

Por: G1 MT

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) multou o ex-prefeito de Tapurah, (414 km de Cuiabá-MT), Luiz Eickhoff (PSDB), pela prática de nepotismo durante a sua permanência na gestão daquele município. Durante sessão na quarta-feira (26), a 2ª Câmara de Julgamentos do TCE decidiu por acatar a representação de natureza interna e multar o ex-prefeito em 11 UPFs, equivalente a R$ 1,4 mil.

Conforme o TCE, a prática de nepotismo é considerada gravíssima e foi identificada a partir da nomeação do irmão da então secretária de Educação do município para ocupar o cargos de diretor de Pavimentação.

Em seu voto, que foi seguido pelos demais membros da Câmara, o relator da representação, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, afirma que, no momento da nomeação, a irmã do servidor ocupava um alto cargo, ou seja, "de grande poder de relevância e influência dentro do Poder Executivo Municipal".

"E, por mais que não exista a comprovação fática de que tal influência tenha sido efetivamente utilizada, é justamente nesse sentido que a vedação prevista na Súmula Vinculante nº 13/2008 do STF visa atuar, com a finalidade de se evitar benefícios indevidos por aqueles que possuam relação de parentesco com agentes políticos ou com servidores investidos em cargos de direção, chefia e assessoramento", afirmou o conselheiro, em seu voto.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões