Jurídico

TCE mantém licitação para coleta de resíduos hospitalares

Foto: Ilustração 

A 2ª Câmara de Julgamentos do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou improcedente Representação de Natureza Externa feita pela empresa Centro-Oeste Resíduos Ltda-EPP contra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia. Na representação, a empresa pretendia anular um pregão presencial, cujo objeto foi o registro de preços para futura e eventual coleta, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos dos serviços de saúde.

A alegação da Centro-Oeste Resíduos era de que o Edital nº 001/2016, da referida licitação, conteria supostas irregularidades, como condições impeditivas e exigências descabidas quanto à qualificação técnica e legal de eventuais interessados.

Após análise de defesa, a Unidade de Instrução do Tribunal de Contas emitiu Relatório Técnico opinando pela improcedência da Representação, tendo em vista a constatação de que no pregão consta o Termo de Referência, ainda que carente de detalhamento, bem como o Projeto Básico, contendo os requisitos necessários para execução do procedimento licitatório.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro substituto Isaías Lopes da Cunha, esclareceu que, inicialmente junto à Representação, a empresa requereu medida cautelar a fim de que o pregão fosse suspenso e o contrato sobrestado, o que lhe foi negado por meio do julgamento Julgamento Singular nº 763/ILC/2016.

Ainda conforme assinalou o relator em seu voto, ao contrário do que afirma a empresa, o Termo de Referência consta do Processo e no Edital do Pregão atacado, e que o fato do Termo não ter sido detalhado a contento, tal carência foi compensada pelo detalhamento presente no Projeto Básico.

Por estas razões, o conselheiro relator encaminhou seu voto, seguido pela unanimidade do colegiado da 2ª Câmara. Ele ainda recomendou aos atuais gestores do Consórcio que, a partir de agora, nos processos de licitação na modalidade Pregão, os Termos de Referência devem conter detalhamento do objeto licitado de acordo com a Lei nº 10.520/2002 e artigo 8º, I e II, do Decreto Federal nº 3.555/2000.

Fonte: Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.