Foto Reprodução
A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) reclamou da não aprovação da emenda ao relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa que reforçava a sugestão de o Governo do Estado suspender o contrato com o Consórcio VLT e afirmou que a “CPI acabou perdendo sua finalidade”.
A emenda sugerida pelo deputado Mauro Savi (PSB) foi rejeitada por 10 votos contra sete e o relatório final aprovado por 16 votos – oito parlamentares estavam ausentes.
“O Governo colocou dúvidas em cima desse consórcio e hoje aprovou um relatório, que sumiu a parte que falava da suspensão do contrato. Então decepcionou muito e a CPI acabou perdendo sua finalidade”, disse Janaina logo após a aprovação do relatório, no plenário da Assembleia Legislativa.
A parlamentar defendeu a constitucionalidade da emenda e garantiu que vai entrar na Justiça para tentar garantir a manutenção do texto no relatório. Segundo Janaina, o relator do parecer da emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Leonardo Ribeiro (PSD), foi além do papel da CCJ.
A CCJ realizou reunião extraordinária na manhã de quarta-feira (26) e, em uma “manobra”, o deputado Dr. Leonardo ficou com a relatoria da comissão com a licença do deputado Romoaldo Junior (PMDB). Leonardo elaborou parecer pela reprovação da emenda.
“A única coisa que eu questionei foi isso. A CCJ serve para analisar a constitucionalidade e não o mérito como foi feito pelo deputado Doutor Leonardo. Então nós chegamos a cogitar entrar na Justiça para alterar esse parecer da CCJ”, afirmou a deputada.
Janaina explica ainda que não faz sentido a manutenção do contrato, pois a CPI e o “próprio governo” apontou diversas irregularidades, como duplicidade de planilhas para fazer as medições, pagamentos antecipados, má conduta com a gestão da obra e fraude na licitação.
A deputada afirma que “não havia nada que se falar em ilegal ou errado”, pois apesar de o relatório pedir o indiciamento de uma centena de pessoas por cometer suposta omissão, o consórcio vai continuar tocando as obras. “Nós esperávamos que houvesse, de certa forma, uma imposição da suspensão do contrato”, reclamou.
Leia mais
Com 16 votos, Assembleia Legislativa aprova relatório da CPI da Copa
WS suspeita de erros em relatório e Oscar rebate: “age com conveniência"