Foto: Câmara de Cuiabá
Reportagem publicada na edção 628 do Circuito Mato Grosso motivou o vereador Sargento Joelson (PSC) a apresentar indicação apontando a necessidades de as escolas municipais de Cuiabá (MT) alertarem os pais sobre o referido jogo.
“Precisamos ficar atentos, vigilantes. E a escola pode contribuir com isto”, observou o vereador na última sessão plenária da Câmara Municipal, oportunidade em que solicitou o envio de expediente ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) para que a Secretaria Municipal de Educação adote medidas preventivas emergenciais.
Sargento Joelson citou a postura da Missão Salesiana, que encaminhou carta orientativa aos pais de todas as unidades do País explicando sobre como funciona o desafio e também citando orientações de especialistas.
A preocupação do vereador vem de encontro ao Plano Municipal de Segurança, um projeto de lei de sua autoria e que propõe ao município assumir responsabilidades na prevenção à violência.
“O município tem, sim, responsabilidade com a segurança da sua população e pode colocar em prática ações preventivas, a exemplo desta orientação aos pais quanto aos risos do Desafio da Baleia Azul”, pontua o vereador.
A polícia de Mato Grosso já investiga 12 casos suspeitos de adolescentes envolvidos no Desafio da Baleia Azul, uma espécie de jogo virtual que exige do participante o cumprimento de tarefas que incluem tirar a própria vida.