Foto: Reprodução
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, disse que não descarta nenhuma possibilidade em relação aos autores da chacina ocorrida na última quinta-feira (20) Gleba Taquaruçu do Norte em Colniza (1.065 km de Cuiabá-MT), e incluisive a participação de fazendeiros no crime brutal.
A declaração do secretário ocorreu durante reunião na manhã desta segunda-feira (24) com moradores da localidade e também com familiares dos nove homens assassinados. A população local vive um momento de tensão.
Na reunião, foram tratados assuntos sobre a situação fundiária do local, o conflito de terra e discutida a segurança da região.
“Por ser um município muito extenso e fazer divisa com outros dois estados (Rondônia e Amazonas) é muito difícil fiscalizar, mas temos um aparato e força de seguranças competentes, para intensificar a segurança no local” disse o secretário.
Atualmente na região o delgado regional, juntamente com uma equipe da Delegacia especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Cuiabá, comandada pelo delegado Marcelo Miranda, realizam investigações na região a fim de elucidar o crime.
Caso os suspeitos sejam identificados e com possibilidade de prendê-los, o secretário disse que as tropas de pronto emprego Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Força Tática e também Grupo de Apoio e Rápida Resposta (Garra), já estão prontas para entrar em ação, e prender os criminosos.
Em conversa com os moradores que disseram ser a mando de fazendeiros os crimes, o secretário explicou que nenhuma hipótese foi descartada, mas nenhum dado concreto sobre o mando dos crimes ainda pode ser concluída ou ter afirmação e que a equipe policial já está desenvolvendo os trabalhos necessários para achar os possíveis autores e mandantes da chacina.
Além do secretário de segurança e moradores, participaram da reunião, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Jorge Luiz de Magalhães, o comandante regional de Colniza, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, Secretário de Agricultura Suelme Evangelista Fernandes, Secretário de Assistência social Max Joel Russie e delegado regional da Polícia Civil do município.
Leia mais:
Polícia ainda não identificou suspeitos de autoria de chacina
Corpos das nove vítimas de chacina são sepultados neste domingo
Polícia confirma morte de 9 homens em chacina em Colniza-MT