A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) resgatou dois cães, raça Lhasa Apso, da casa do estudante, Emerson Fernandes Pedroso, indiciado por maus tratos de animais e associação criminosa. A Polícia Civil suspeita que ele seja membro de um grupo de zoófilos – pessoas com atração e envolvimento sexual com animais.
O jovem foi preso após divulgação de vídeo em aparece em relação sexual com uma cadela. O vídeo circulou na semana passada nas redes sociais e causou revolta na sociedade e em diversas Organizações Não-Governamentais (Ongs) de proteção a animais. O suspeito tem quatro cães, dos quais dois a Polícia Civil conseguiu resgatar. A cadela que aparece na filmagem ainda não foi encontrada.
Os dois cães apreendidos, uma fêmea e um macho, estavam sob os cuidados de uma pessoa, amiga da família do envolvido, no bairro Pedra 90, que após saber da investigação criminal entrou em contato com os policiais para entregar os cachorros.
"Ao saber que estávamos a sua procura, ela entrou em contato com os policiais e negociamos a entrega dos animais. Ela foi ouvida no sábado à noite", explicou o delegado Gianmarco Paccola Capoani.
Os animais foram entregues, na Dema, ao delegado Gianmarco Paccola Capoani, que na quinta-feira (20), entrou com pedido de prisão temporária contra Emerson Fernandes Pedroso.
"Trata-se um fato que abalou o sentimento social e, certamente, além das questões criminais investigadas, é certo que deverá haver paralelamente sanções de reparação de dano extrapatrimonial ambiental", disse o delegado.
A prisão do estudante ainda não foi decretada pelo Judiciário.
Os cães foram submetidos a exame pericial, a fim de verificar o estado de saúde deles. A autoridade policial aguarda o resultado do laudo junto a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Com Asserroria
Leia mais:
Jovem é indiciado e polícia busca supostos membros de grupo de zoofilia