Três unidades dos frigoríficos da JBS voltaram a funcionar em Alta Floresta (796 km de Cuiabá), Juína (744 km) e Pedra Preta (240 km), nesta segunda-feira (24), após 20 dias de férias coletivas. Outra unidade da empresa, em Diamantino, deverá voltar a funcionar no dia 2 de maio.
As unidades estão operando normalmente. Três abatedouros nos Estados do Pará, Goiás e Mato Grosso do Sul também voltaram a funcionar nesta segunda. Além disso, as outras quatro unidades de abate de bovinos voltarão à normalidade no próximo dia 2.
Os funcionários de 10 das 36 unidades de produção de carne bovina da JBS estão em férias coletivas desde o dia 3 de abril.
A empresa disse que a medida foi necessária para "ajustar os volumes de produção e normalizar os níveis de estoques de produtos e reescalonar a programação de embarques de produtos para os clientes do mercado externo", impactado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
A ação apurou um esquema de fraude e corrupção em frigoríficos do país, e indiciou 63 pessoas, sob suspeita de corrupção, crime contra a ordem econômica e falsificação de produtos alimentícios, entre outros.
Na ocasião, a companhia disse que período de férias seria de 20 dias, com possibilidade de prorrogação por mais dez se necessário. A JBS disse ainda estar empenhada na manutenção do emprego de seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil.
As unidades que voltam a operar normalmente no próximo dia 24 são Nova Andradina (MS), Senador Canedo (GO), Alta Floresta (MT), Juína (MT), Pedra Preta (MT) e Tucumã (PA). Em 2 de maio, de acordo com a empresa, voltam a operar normalmente Lins (SP), Anastácio (MS), Naviraí (MS) e Diamantino (MT).
Com FolhaPress