Política

TCE-MT: Marrafon não deu esclarecimentos quanto a auditoria

Foto Ahmad Jarrah/ CMT

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Antonio Joaquim, declarou a revelia do secretário de Estado de Educação (Seduc), Marco Marrafon, no processo referente a auditoria operacional que investiga as concessões de licença médica e absenteísmo (padrão habitual de ausências no trabalho) de professores da rede pública estadual.

A decisão publicada na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial de Contas, foi tomada em função de Marrafon não ter prestado esclarecimentos quanto a reinteradas notificações do TCE-MT. De acordo com a corte de contas, o secretário “não apresentou nenhuma manifestação nos autos, fato esse suficiente para fazer incidir sobre ele os efeitos da revelia”.

O secretário foi notificado das conclusões preliminares por meio do ofício nº 1987/2016 (documento digital nº 225300/2016). Além dele, o secretário de Administração do Estado, Júlio Cesar Modesto, também foi citado. O mesmo documento da auditoria foi encaminhado ao governador Pedro Taques (PSDB), por meio do ofício nº 1990/2016.

O secretário de Administração, por sua vez, apresentou suas argumentações no prazo estabelecido pelo TCE-MT. Já Marco Marrafon, apesar de ter solicitado prorrogação de prazo, que foi concedida, permaneceu inerte e não entregou sua defesa. Conforme Antonio Joaquim, o titular da Seduc foi novamente cobrado a fazê-lo por meio dos ofícios nº 185/2017 e 409/2017, mas não fez, caracterizando desinteresse na causa e ensejando a revelia.

Diante dos fatos, o presidente do TCE-MT acolhendo parecer da Secex de Auditoria Operacional e declarou o secretário Marco Marrafon revél, liberando a equipe de auditoria para concluir o processo sem a manifestação de defesa do mesmo.

Auditoria Operacional

A auditoria operacional começou em maio de 2016 e teve a sua fase preliminar concluída em setembro do ano passado. A equipe da Secex de Auditoria Operacional visitou ao todo 33 escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande para o levantamento in loco dos motivos de tantas licenças médicas e afastamentos.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Seduc, que ficou de se posicionar sobre o fato.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões