Impossível ficar de fora dessa discussão da aposentadoria. Primeiro, por conclusões óbvias, um dia quero me aposentar. Ficar no meu sítio sentado na beira do rio, escrevendo meus filmes, meus netos correndo pela casa, meus cachorros com seus pelos macios e sedosos bebendo água da piscina e eu, de cofrinho de fora, dando esporro em geral. Segundo, que toda essa vida utópica, provavelmente, se depender do jeito que está hoje, não vai acontecer. Porque mesmo que me aposentar, será um salário impossível de manter meu sítio. Sou daqueles que trabalham desde os 15 anos contribuindo para se aposentar cedo. Meu pai, que na maioria da vida contribuiu ao máximo, morreu tendo R$ 2.800 de aposentadoria.
– É uma conta que não fecha.
Escuto isso de uma amiga que trabalha num tribunal desses da vida. Trabalha meio período. Salário? 6 mil reais. E vai se aposentar com 6 mil reais. Nada contra ganhar bem, mas uma secretária de meio período não pode ganhar três vezes mais que um professor. A discrepância não para por aí. Tenho um amigo, daqueles amigos mesmo, que é oficial de justiça, e com viagens e o longo tempo de serviço, ganha aproximadamente R$ 15.000. Bom demais pra ele. Não precisa nem de nível superior. Mas é cruel com quem rala há mais de 20 anos, como criativo, tem o maior salário de agências de Publicidade, é o Diretor de criação da Agência mais foda, trabalha 7 dias por semana 10 horas por dia, e com certeza, talvez deva ganhar o mesmo. Ou menos.
– Mas a culpa não é deles, você está sendo comunista!
Claro que não, Lilian. É do sistema. Eles passaram em concursos. Outros milhares foram indicados por políticos corruptos. E todos vão se aposentar; 88% dos trabalhadores que pagam previdência ganham até 3 salários mínimos. Enquanto médicos passam por maus bocados, com 12 horas de trabalho e salários que não chegam a 7 mil reais, aposentados de Legislativo, Executivo e Judiciário ganham em média 9 mil de aposentadoria por mês. No Judiciário, a média é mais de 30 mil! Então me desculpem a sinceridade, mas a culpa não é do Bolsa Família. Nem culpa da Previdência dos trabalhadores privados. Nem tô comentando de políticos e militares. O vespeiro é muito maior do que se imagina. Se o governo sair desse conto de fadas e entrar no mundo real da esfera privada, tem como solução sim. Mas quero ver quem vai querer pisar nesse poço enorme repleto de cobras.