Opinião

CLASSICOS EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Inúmeras editoras têm publicado e reeditados obras clássicas brasileiras e estrangeiras em forma de histórias em quadrinhos. Essas reedições têm como propósito aproximar os jovens de obras canônicas, o que torna a leitura mais ágil e fácil, principalmente para adolescentes.

A editora L&PM conta com sete títulos em quadrinhos: Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne; A Odisseia, de Homero; Conto de Natal, de Charles Dickens; Dom Quixote, de Miguel de Cervantes; A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson e Robinson Crusoé, de Daniel Defoe.

Outra editora que também relançou alguns clássicos em HQ é a Peirópolis. Títulos como A Divina Comédia, de Dante Alighieri; Frankenstein, de Mary Shelley; Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Os Lusíadas, de Camões e O Corvo, de Edgar Allan Poe foram reeditados em formato de bolso.

A editora Escala Educacional também tem investido em versões clássicas da Literatura Brasileira para adolescentes. Publicou A nova Califórnia e Um músico extraordinário, de Lima Barreto; Uns braços e O enfermeiro, de Machado de Assis; todos visualmente bem diagramados.

A série Clássicos Brasileiros em HQ foi lançada em 2007, pela Editora Ática.  Entre as obras lançadas nos últimos estão O guarani, de José de Alencar; O Alienista, de Machado de Assis; O Cortiço, de Aluízio Azevedo; Memórias de um sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida. Publicou recentemente Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, e Amar verbo intransitivo, de Mário da Andrade. As coleções são reconhecidas tanto pela qualidade no ambiente escolar quanto no mercado das histórias em quadrinhos.  

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do