Foto Arquivo CMT
Com Valquiria Castil
O presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), afirmou que a concessão do título de Cidadão Mato-grossense ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) não denigre a imagem do Legislativo estadual. O título requerido pelo parlamentar Valdir Barranco (PT) causou descontentamento de setores da sociedade, que questionaram tal homenagem ao político que é alvo de inumeras denúncias na Operação Lava Jato.
“Se fosse algo gritante, como dar o título a um traficante, que iria denegrir a imagem do legislativo o presidente [da ALMT] poderia intervir. Agora, dar o título ao Lula não é nada que o presidente da casa pudesse interferir. Ele foi presidente do Brasil por dois mandatos”, disse Botelho.
Ainda segundo o presidente da AL-MT, cada deputado tem um número de condecorações a serem oferecidas a personalidades da sociedade e que há um entendimento dos parlamentares em aprovarem a proposição dos colegas, “por cortesia”.
“Esse título foi aprovado e nós vamos conceder, sim, o título para ele”, afirmou Botelho, acrescentando que o deputado autor da proposta deverá entrar em contato com o condecorado para realizar a entrega da honraria.
Leia mais
AL concede título de Cidadão Mato-grossense a Lula em véspera de feriado
MBL repudia titulo de Cidadão Mato-grossense a Lula; veja vídeo