Opinião

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL É UM HÁBITO

Nossos hábitos dizem muito sobre quem nós somos, como costumamos trabalhar e sobre quais as expectativas que temos em relação ao mundo e às pessoas. Para que possamos ter sucesso em nossas atividades diárias, sejam elas profissionais ou pessoais, é preciso que identifiquemos nossos bons hábitos e os maus, tanto para reforçar alguns comportamentos quanto para podermos nos livrar deles e adotar melhores hábitos em seu lugar.

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que tudo na nossa vida são hábitos que nós temos: hábitos alimentares, hábitos de higiene, maneiras específicas de lidar com certos problemas, hora de acordar, hora de dormir… todos os nossos comportamentos que se repetem em um padrão são hábitos, até mesmo nossos pensamentos – o hábito de pensar positivo, por exemplo. Quanto melhor for o tipo de hábito que nós temos em todos os setores de nossa vida, mais felizes poderemos ser!

É preciso muita força de vontade para modificar maus hábitos. Primeiro precisamos pensar e analisar quais são as atitudes que nos prejudicam. Por exemplo, adiar nossos compromissos sem necessidade, não separar um tempo para realizar refeições e acabar comendo apenas lanches prontos ou até mesmo ir dormir muito tarde, insistindo que temos que terminar alguma tarefa quando sabemos que não temos mais energia para isso e que o melhor seria ir dormir e acordar cedo para dar conta de sua conclusão.

Esses são comportamentos habituais que não ajudam no sucesso de nossas atividades e que precisam ser alterados. Se você não conseguir perceber hábitos ruins no seu cotidiano, peça para as pessoas mais próximas o ajudarem: às vezes já estamos com algum comportamento tão enraizado que acabamos esquecendo as outras possibilidades, como se elas não existissem.

Nossos hábitos só podem ser alterados através de muito esforço. Se decidirmos, por exemplo, ter uma alimentação saudável, durante algum tempo, toda vez que formos comer, vamos pensar nisso, vai ser um ato consciente escolher alimentos que possuem mais nutrientes para o nosso organismo. Vamos precisar fazer um levantamento do que já comemos e listar como mudaremos nossos hábitos. Mas, depois que adquirirmos esses novos hábitos, a boa alimentação passará a ser uma postura praticamente automática, sem que a gente precise pensar toda vez em qual será a composição da nossa alimentação.

Será fácil abrir a geladeira ou checar os armários e só encontrar opções saudáveis. Toda mudança de hábito exige vontade e disciplina, mas vale a pena. Aproveite o momento e adquira novos hábitos para a sua vida!

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do