Cidades

Prefeitura reativa Banda Municipal Bom Jesus de Cuiabá

Foto: Amilton Martins

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismos resgata a Banda Municipal, que há quase 20 anos estava desativada. A banda que se chama Banda Municipal Bom Jesus de Cuiabá, conta com 30 componentes, divididos entre instrumentos de sopro e percussão e para consagrar seu retorno as suas atividades, apresentaram-se neste sábado (08), no Parque das Águas, na abertura do desfile cívico em comemoração aos 298 anos da Capital.

As bandas é frutos de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, e têm funcionado como porta de entrada da criação musical brasileira, revelando grandes maestros, compositores e instrumentistas, presentes em cerca de metade dos municípios do país.

Para a prefeitura a retomada da banda é muito positiva no sentido de criar ações de formação de novos adeptos dentro do ambiente do serviço público, como também na formação de platéia para apreciadores deste estilo de sonoridade.

“Poder proporcionar essa troca de referências musicais entre os instrumentistas é muito gratificante. E a gestão Emanuel Pinheiro, vem com esse desejo de tocar, literalmente, na emoção, das pessoas, sem falar que ela é um patrimônio histórico cultural da cidade” disse Renato Anselmo secretário da Pasta.

História

Em Cuiabá,  a Banda Municipal surgiu em 1981 e funcionou ativamente até 2005, sob o comando do ex-militar Luiz Cândido da Silva. E a partir deste sábado (8), ela ressurge como mais um presente de aniversário para Cuiabá. Nesta nova fase a regência é do musicista Ueliton dos Santos Jacyntho, que ressalta a importância deste retorno.

“A volta da banda, representa uma maneira de estimular os músicos a continuar estudando, além de ajudar na formação musical do ser humano. E será uma grande honra abrir o evento fazer uma belíssima recepção ao prefeito,” completou Ueliton.

No repertório, o grupo vai apresentar música regional, música popular brasileira e internacional. Os ensaios voltaram a acontecer de 2 a 3 vezes por semana, na Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, se preparando para apresentações em eventos típicos, inaugurações e música na praça. 

Fonte: Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.