Foto: Reprodução/Internet
Valquíria Castil
O presidente nacional PSB, Carlos Siqueira, disse que o partido trabalho para ter candidaturas próprias nas eleições 2018 e que coloca o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, na lista dos correligionários que irão liderar a disputa.
“O trabalho nacional do partido é para que onde for possível e houver estrutura que haja candidatos próprios para concorrer nas eleições de 2018. Essa é indicação geral do partido. Claro que ninguém é obrigado a ser candidato ou não, depende da escolha da cada um, mas o partido dará apoio para ele [Mauro Mendes] em qualquer cargo que escolha concorrer”, disse Siqueira em convenção do PSB, em Cuiabá, nesta sexta-feira (7).
Segundo ele, a indicação do partido para candidaturas próprias são para os cargos de governador e senador, o que, hipoteticamente, afastaria o grupo da base de apoio ao governador Pedro Taques (PSDB). Sobre o possível rompimento, Siqueira foi enfático e disse que as alianças são consequências da análise sobre a situação política da sigla.
“Isso depende da realidade. Se a análise da realidade do partido apontar para a possibilidade de concorrer, nós vamos concorrer, senão, nós vamos continuar [com apoio Pedro Taques, no caso]. Isso será decidido em 2018”.
Mauro Mendes, por sua vez, fugiu de respostar diretas sobre sua candidatura nas próximas eleições. Questionado sobre a viabilidade de concorrência, ele disse estar “focado” na administração de sua empresa e outros assuntos privados, que foram justificados para a desistência de concorrer à reeleição em 2016.
“Eu sou administrador e não mágico. Os problemas privados têm respostas mais rápidas, ações mais céleres, mas leva tempo, e eu estou focado nisso. Sobre as eleições de 2018, ainda é muito cedo para falar sobre isso”.
O PSB realiza encontro estadual para debater a gestão pública. Além de lideranças de Mato Grosso, como o ex-prefeito Mauro Mendes e o deputado federal Fábio Garcia, participam do evento representantes de outros Estados, como o vice-governador de São Paulo, Márcio França, a líder da bancada federal socialista na Câmara, deputada Teresa Cristina, além do presidente da sigla.