Política

MPF pede suspensão imediata de demolição de casas na Ilha da Banana

Foto: Willian Matos 

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) emitiu recomendação de suspensão de obras de demolição de prédios na Ilha da Banana, no centro de Cuiabá. A medida foi divulgada na tarde desta quinta-feira (6) com emissão direta à Secretaria de Cidades (Secid). O MPF recomenda que o governo suspenda o início das atividades de demolição dos imóveis ou as paralise, caso já tenham iniciadas.Os serviços têm início programado para o próximo domingo (9).

Segundo o órgão, a decisão foi tomada após o governo noticiar a contratação de empresa para demolir 199 imóveis localizados ao longo das linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), incluindo os situados na referida Ilha da Banana.

De acordo com o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) informou, no decorrer do processo, que o Estado não teria apresentado todos os documentos indispensáveis à aprovação da demolição dos imóveis na Ilha da Banana. Ainda estariam pendentes documentos que comprovam a propriedade de alguns imóveis, como também não foram apresentadas as complementações de projetos referentes a proposta da revitalização do Largo do Rosário.

O MPF/MT também havia solicitado ao corpo de peritos do órgão uma nota técnica com o objetivo de esclarecer se a área no entorno do conjunto arquitetônico, onde será implantado o VLT e também a revitalização do Largo do Rosário, é patrimônio cultural que merece proteção.

Além disso, os peritos também irão avaliar se a implantação do VLT poderá colocar em risco a integridade física dos bens tombados na região, por causa das escavações e fundações necessárias para a execução das obras.

“Ensejará uma situação irreversível, podendo acarretar danos irreparáveis ou de difícil reparação ao patrimônio cultural do município de Cuiabá”, concluiu o procurador.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões