Foto: Reprodução
Por SuperEsportes
Ex-atleta do Ultimate Fighting Championship e do World Series of Fighting (WSOF), Rousimar Toquinho Palhares teve a estreia marcada pelo Fight Nights Global, evento russo de MMA. O mineiro nascido em Dores do Indaiá enfrentará Alexei Ivanov, lutador da casa, no dia 30 de junho, pela divisão dos meio-médios. A informação foi divulgada pelo site combate.com.
A fase de Toquinho é das piores no MMA. O mineiro de 37 anos perdeu as duas últimas lutas que disputou, ambas por eventos menores, como KSW, na Polônia, e Venator, na Itália. Nas duas ocasiões, ele foi nocauteado. O lutador de Dores do Indaiá deixou o UFC e o WSOF pelo mesmo motivo: acabou demitido sob acusação de deslealdade ao segurar demasiadamente chaves de tornozelo aplicadas nos adversários.
No UFC, Toquinho foi demitido depois de polêmica vitória sobre Mike Pierce, em Barueri, em outubro de 2013. O mineiro finalizou com a chave de tornozelo no primeiro round, só que acabou desligado da organização. Ele se transferiu ao WSOF, ganhou o cinturão dos meio-médios e o manteve duas vezes, a segunda diante de Jake Shields. Após finalizar o norte-americano da mesma forma, Rousimar foi acusado de deslealdade, punido com a perda do cinturão e demissão.
Na época, Toquinho foi suspenso por tempo indeterminado. E o mineiro ainda ouviu do vice-presidente do WSOF, Ali Abdel-Aziz, declaração de que sofria com problemas mentais e não deveria lutar até que fizesse um tratamento adequado. Depois de tanta polêmica, Rousimar Palhares busca reescrever a trajetória no MMA ao acertar com o Fight Nights Global.