Política

Taques sobre Riva: “Comete crime a vida toda, vira santo e faz delação”

Foto: GCom MT/José Medeiros

O governador Pedro Taques (PSDB) criticou as declarações dadas pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, a cerca de pagamento de “mensalinho” aos deputados nos anos de 2003 a 2008.

“É muito fácil!. O cidadão comete crime a vida toda, de repente vira santo e faz delação”, declarou o governador na manhã desta terça-feira (04) à imprensa.

O ex-deputado abalou as estruturas do legislativo mato-grossense após depor à juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, na sexta-feira (31). Ao falar sobre esquemas na Assembleia Legislativa de desvio de verba relativo a Operação Imperador, o ex-parlamentar acabou citando nome de 33 políticos que supostamente receberam o montante de R$ 37,5 milhões da gestão Blairo Maggi (PP).

O depoimento de Riva, que ainda não foi homologada como colaboração premiada, é avaliada por Taques como “instrumento de chantagem”. “Eu quero ressaltar a importância da delação como instrumento de percepção penal e criminal, no entanto, no Brasil algumas delações estão sendo instrumento de chantagem política e até de comércio”, declarou.

Ao ser interrogado sobre se crê ou não que Riva esteja fazendo chantagem com alguns políticos, o governador se limita a responder: “não acredito no que não vejo”.

Vaga no TCE

Os candidatos à vaga no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Guilherme Maluf (PSDB), Zé Domingo (PSD) e Sebastião Rezende (PSC) foram citados por Riva como recebedores do “mensalinho”.

Entretanto, Taques preferiu não comentar se as declarações de Riva pesaram sobre a homologação ou não da nomeação a conselheiro. “Eu não vou jantar antes de almoçar. Não posso desrespeitar a Assembleia Legislativa. Não sei nem se tem vaga no TCE agora. Dizem que tem conselheiro que vai se aposentar. Eu não sei se tem vaga. Quando tiver, a Assembleia indica e o Governo assina o decreto ou não”, afirma.

A vaga a qual os três parlamentares disputam foi aberta em desde dezembro de 2014, quando o conselheiro Humberto Bosaipo renunciou ao cargo por complicações com a Justiça.

Veja mais

Maluf afirma que Riva é mentiroso e promete processá-lo

Pivetta afirma que havia alertado Riva sobre esquemas na Assembleia

Advogado de Riva já fala em possibilidade de acordo de delação

Riva diz que "mensalinho" beneficiou 33 políticos na gestão Maggi

 

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões