Esportes

Chapecoense e Atlético Nacional finalmente se enfrentam pela Recopa

Foto: Reprodução

Por SuperEsportes

No dia 30 de novembro de 2016, Chapecoense e Atlético Nacional se enfrentariam pela primeira partida da grande final da Copa Sul-Americana. A data, no entanto, ficou marcada por uma das maiores tragédias da história do esporte, que vitimou 71 pessoas, incluindo a delegação da Chape, pilotos e co-pilotos. Após pouco mais de cinco meses, as duas equipes, que criaram grande vínculo entre si, finalmente irão se enfrentar. Nesta terça-feira, os “irmãos” Chapecoense e Atlético Nacional se encontram, em Chapecó, para a partida de ida da decisão da Recopa Sul-Americana, às 19h15 (de Brasília).

O duelo será recheado de homenagens, que começaram quando o time colombiano aterrissou em Chapecó, na tarde da última segunda. Os atletas do Atlético Nacional foram recebidos com muito carinho pelos torcedores da cidade catarinense, que levaram faixas e cartazes em apoio ao time colombiano. Jogadores e dirigentes também receberam medalhas das mãos de representantes da cidade catarinense. A Chape também se mobilizou, e, no último domingo, adotou um escudo em homenagem ao Atlético, estilizado com as cores da bandeira da Colômbia.

“Nós sabemos o quanto a solidariedade dá força para superar momentos tão difíceis. Colômbia, nossos corações estão com vocês”, escreveu a Chape em seu Twitter. A equipe, após a vitória sobre o Figueirense, no último final de semana, adotou uma política de silêncio entre seus jogadores e dirigentes, incluindo os sobreviventes Jackson Follman, Alan Ruschel e Neto.

Após o desastre aéreo às vésperas da primeira partida da final da Copa Sul-Americana, em 2016, o Atlético Nacional, assim como o povo colombiano, se mobilizou e passou a prestar inúmeras homenagens ao clube brasileiro. No dia seguinte a tragédia, dirigentes do Atlético pediram que a Conmebol desse o título de campeão da Sul-Americana a Chapecoense. O pedido foi atendido e o clube brasileiro conquistou o torneio. Agora, o campeão da Sul-Americana e o campeão da Libertadores se enfrentam em uma partida que guarda grandes emoções.

O tão esperado duelo terá casa cheia. Desde o último sábado, os ingressos para a partida na Arena Condá estão esgotados. O clube catarinense pediu para que seus torcedores compareçam com camisas brancas, afim de homenagear os irmãos colombianos.

Desde o fatídico acidente, que vitimou 71 pessoas, a Chapecoense se reestruturou e formou praticamente um novo time. Agora, sob o comando do técnico Vagner Mancini, a equipe segue brigando por títulos na temporada 2017. No Campeonato Catarinense, a Chape ocupa a primeira colocação, com 16 pontos, três a mais que o vice-líder Figueirense. Já pela Libertadores, a primeira que o clube disputa na história, ocupa a lanterna do Grupo 7, com uma vitória e uma derrota, mas, todos os integrantes do grupo somam 3 pontos, ou seja, nada está perdido.

Para o primeiro duelo da final da Recopa, a Chapecoense deve ter em campo o time que vem sendo titular nas últimas partidas. O técnico Vagner Mancini deverá utilizar o que tem de melhor em campo, já que a partida vale o que seria o segundo título internacional da história do clube.

Pelo lado colombiano, o Atlético mantém o bom futebol apresentado em 2016, quando conquistou a Libertadores. Mesmo com um jogo a menos que as principais equipes do Campeonato Colombiano, o Atlético lidera a competição, com 26 pontos, um a mais que o Independiente Medellín, segundo colocado. Pela Liberta, os atuais campeões seguem brigando pelo bicampeonato consecutivo. No Grupo 1, com apenas um jogo realizado, os colombianos ainda não pontuaram, e aparecem na terceira colocação. A próxima partida da equipe é contra o Botafogo, no próximo dia 13 de abril.

O Nacional realizou treino no último domingo em São Paulo, no CT do Corinthians. O técnico Reinaldo Rueda não deu esboços do time que deve entrar em campo na Arena Condá, e comandou trabalho físico para dar melhor ritmo a seus jogadores.

O segundo jogo da final entre Chape e Atlético acontece no próximo dia 10 de maio. A partida, além de definir o campeão da Recopa Sul-Americana de 2017, também marcará a primeira viagem da Chapecoense à Colômbia desde o acidente do ano passado. O jogo acontece em Medellín, no estádio Atanasio Girardot, às 21h45 (de Brasília).

CHAPECOENSE X ATLÉTICO NACIONAL

CHAPECOENSE
Artur Moraes; João Pedro (Apodi), Douglas Grolli, Nathan e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antonio e Dodô; Rossi, Túlio de Melo (Wellington Paulista) e Arthur
Técnico: Vagner Mancini

ATLÉTICO NACIONAL
Armani; Bocanegra, Nájera, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Bernal, Diego Arias, Mateus Uribe e Macnelly Torres; John Mosquera (Ibarguen) e Dayro Moreno
Técnico: Reinaldo Rueda

Data: 04 de abril de 2017, terça-feira
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (PAR) e Roberto Cañete (PAR)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos