Foto: reprodução
Por G1
Duas marcas de erva-mate uruguaias, Cosentina e La Abuelita, começarão a vender produtos com cannabis, embora sem efeitos psicoativos, já que não possuem THC (tetraidrocanabinol), confirmou nesta segunda-feira (3) Pablo Riveiro, diretor da Sandri, uma das empresas comercializadoras.
A empresa, proprietária da marca La Abuelita, começará a vender erva-mate com cannabis já nas próximas semanas, segundo Riveiro. Ele detalhou que a erva-mate que usarão provém do Brasil, enquanto a cannabis é produzida em sua totalidade no Uruguai.
A especialista em cannabis medicinal Raquel Peyraube explicou à EFE que "seria impossível" que o Ministério da Saúde Pública do Uruguai autorizasse um produto com propriedades psicoativas por fora do que estabelece a lei, que é a comercialização do produto em farmácias.
"A única forma de acesso para cannabis psicoativa de uso não médico que a lei prevê é a compra em farmácias", garantiu Peyraube em relação à descriminalização da produção e venda de maconha que o Uruguai aprovou em 2013, sob o mandato de José Mujica (2010-2015).
"Ou seja, se alguém comercializasse algum produto que mantém propriedades psicoativas, seria ilegal", acrescentou.